Gasolina premium é fundamental no carro importado?

Manuais determina uso de gasolina premium em modelos importados devido a maior octanagem do combustível, mas será que e preciso mesmo?

homem lendo manual do carro com o Carro preto abastecendo no posto
Entenda sobre octanagem (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/01/2026 às 18h00

E aí o dono de um automóvel importado olha no manual do proprietário e descobre que lá existe a instrução para abastecer exclusivamente com a gasolina premium de alta octanagem. E a pergunta é: precisa mesmo?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Nem sempre, pois a recomendação da premium se faz por sua maior octanagem. Acontece que a nossa gasolina, devido ao etanol acrescentado, já tem uma octanagem mais elevada, mesmo a nossa comum.

Além disso, mesmo que a octanagem seja um pouco menor do que é prevista para o motor, ele hoje já se ajusta eletronicamente para essa gasolina de octanagem mais baixa e, portanto, não há nenhum problema para o motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário