Gasolina tem enxofre. Mas etanol tem água…
Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de abastecer o carro flex com gasolina ou com etanol. E essa discussão também vai para o lado ambiental
Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de abastecer o carro flex com gasolina ou com etanol. E essa discussão também vai para o lado ambiental
A gasolina tem enxofre e polui mais o meio ambiente. O etanol praticamente não polui, mas tem água. E, assim, segue a velha briga: gasolina x etanol.
[TRANSCRIÇÃO]
Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de abastecer o carro flex com gasolina ou com etanol. E na verdade a gasolina é mais cara, mas o consumo do motor com ela é menor. O etanol é mais barato, mas tem um maior consumo, e por aí vai.
Quanto as propriedades desses dois combustíveis em relação ao meio ambiente, a gasolina polui um pouco mais do que o etanol, mas se considerar todo o ciclo de vida da cana-de-açúcar, como ela no campo absorve o CO2, a emissão de gás carbônico do etanol é quase zero.
A gasolina é criticada por conter enxofre, mas ele foi substancialmente reduzido para apenas 50 ppm, 50 partículas por milhão. Por outro lado, quem acusa o etanol de conter água, que pode prejudicar o motor, se esquece que o carro flex foi projetado para receber o etanol hidratado e está protegido contra a água.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Então Boris, sabemos que o enxofre nas gasolinas é bem mais prejudicial do que os 4% a 5% de água contida no etanol hidratado que só traz benefícios como auxilia na descarbonização dos motores e ainda melhora um pouco mais a octanagem das gasolinas com o poder de resfriamento dessa água.
Tanto é que até já existem no mercado há algum tempo os kits com as injeções de metanol com água para os motores turbo ou com nitrous oxide exatamente para assim beneficiar o funcionamento desses motores quando alimentados pelas gasolinas.