Gasolina tem enxofre. Mas etanol tem água…

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de abastecer o carro flex com gasolina ou com etanol. E essa discussão também vai para o lado ambiental

Por Boris Feldman24/09/18 às 06h15

A gasolina tem enxofre e polui mais o meio ambiente. O etanol praticamente não polui, mas tem água. E, assim, segue a velha briga: gasolina x etanol.

[TRANSCRIÇÃO]

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de abastecer o carro flex com gasolina ou com etanol. E na verdade a gasolina é mais cara, mas o consumo do motor com ela é menor. O etanol é mais barato, mas tem um maior consumo, e por aí vai.

Quanto as propriedades desses dois combustíveis em relação ao meio ambiente, a gasolina polui um pouco mais do que o etanol, mas se considerar todo o ciclo de vida da cana-de-açúcar, como ela no campo absorve o CO2, a emissão de gás carbônico do etanol é quase zero.

A gasolina é criticada por conter enxofre, mas ele foi substancialmente reduzido para apenas 50 ppm, 50 partículas por milhão. Por outro lado, quem acusa o etanol de conter água, que pode prejudicar o motor, se esquece que o carro flex foi projetado para receber o etanol hidratado e está protegido contra a água.

Gasolina tem enxofre
Foto Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Joao mario 6 de outubro de 2018

    Então Boris, sabemos que o enxofre nas gasolinas é bem mais prejudicial do que os 4% a 5% de água contida no etanol hidratado que só traz benefícios como auxilia na descarbonização dos motores e ainda melhora um pouco mais a octanagem das gasolinas com o poder de resfriamento dessa água.
    Tanto é que até já existem no mercado há algum tempo os kits com as injeções de metanol com água para os motores turbo ou com nitrous oxide exatamente para assim beneficiar o funcionamento desses motores quando alimentados pelas gasolinas.

Avatar
Deixe um comentário