Inclusão de município na placa não serve para nada, só para dar prejuízo ao proprietário

A troca da antiga placa cinza pelo modelo Mercosul permite quase meio bilhão de combinações, mas proposta quer modificar mais uma vez, sem necessidade

PLACA MERCOSUL BRASIL E UMA MULHER COM MÃO NA CABEÇA CANSADA
Placa Mercosul trocou um dígito por uma letra e ampliou combinações de 175 para 456 milhões. (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/05/2026 às 07h00

Apenas oito anos depois de introduzirem a placa Mercosul, já estão querendo mudá-la novamente. Desta vez para constar cidade e estado onde foi registrado o carro e para tomar mais um dinheirinho do nosso bolso, não é?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!

VEJA TAMBÉM:

Um dos argumentos mais consistentes para se adotar a placa Mercosul era o número maior de combinações, pois o sistema anterior de três letras e quatro dígitos permitia 175 milhões de combinações. Por isso, a placa Mercosul trocou um dígito por uma letra e, como são apenas 10 e 26 letras, o número de combinações foi ampliado de 175 para 456 milhões de combinações.

Mas o argumento para esta nova alteração é ridículo, pois a fiscalização é toda eletrônica e, portanto, desnecessário constar o local do registro do carro.

Newsletter
Receba diariamente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram
Siga no

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose netto 3 de junho de 2026

segundo policial militar, fazendo bico com Uber em Natal RGN me informou, o nome da cidade na placa facilita a visualização para fiscalização preventiva de veículos “estranhos” a malha local…achei válido…

Avatar
Rodrigo da Silva Neves 30 de maio de 2026

Não criaram um custo novo, só modificaram o padrão e aparentemente o custo dos dois modelos será o mesmo. O único problema aí é perderem tempo com votando essa bobagem com tanta coisa importante para resolver.

Avatar
Roberto 15 de maio de 2026

Eu sou a favor da inclusão do nome das cidades e seus estados nas placas. . Não precisa substituir aqueles já estão emplacados, apenas para os novos emplacamentos. . A inclusão do nome das cidades é benéfica para crianças aprenderem a ler e conhecer as cidades. Quantas vezes durante um trajeto não incentivamos a crianças em idade de alfabetização a lerem os nomes das cidades. Para os mais crescidinhos, servem para pesquisar onde se localizam essas cidades. . Era legal quando viajamos para locais distantes e depararmos com veículos da mesma cidade. . Placa com inscrição Brasil é ridícula. Tão ridícula que nem precisaria, seria melhor que deixasse em branco. Qual o numero ou porcentagem de brasileiros que viajam ao exterior com seus carros para justificar a inscrição Brasil?

Avatar
Alguém 15 de maio de 2026

Que argumento ridículo. Pelo amor de Deus.
Usar nome de cidade em placa de carro pra ensinar crianças a ler? Tenha dó.

E a inscrição do país é porque a placa é para ser padronizada no Mercosul que, até onde se sabe, tem vários países membros. Caramba, a uma altura dessas a pessoa ainda não entendeu isso? Você é exatamente o tipo de cidadão que os proponentes da mudança amam.

Avatar
Santiago 16 de maio de 2026

Você não tá falando sério…
Só pode estar zoando…

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 17 de maio de 2026

É muito melhor comprar um livro pra essa criança.:)

Avatar
Alfa 13 de maio de 2026

Mais uma ideia insana para roubar o dinheiro do cidadão.

Bizarro é gente apoiar esta ideia estapafúrdia por puro bairrismo.

Avatar
Louis 13 de maio de 2026

Eu só quero saber do projeto que limita o IPVA a 1% do valor do veículo.

Avatar
Alguém 13 de maio de 2026

O projeto certo é o de dar fim no IPVA. Não faz o menor sentido um imposto sobre a mera propriedade de um bem.
Isto é uma excrescência.

Avatar
Santiago 13 de maio de 2026

Eu pego estrada com una certa frequência, e nisso já fui parado algumas vezes pela polícia aqui e em outros estados. Tanto pela PRF quanto pelas polícias estaduais.
Eles pedem apenas a CNH do condutor, enquanto que os dados do veículo eles puxam da placa tudo o que precisam saber.
Ou seja, já está tudo em um cadastro nacional que a polícia acessa diretamente de qualquer lugar.
Os “excelencias” que propõem essa asneira de mexer nas atuais placas, deveriam ser enquadrados por tentativa de improbidade. A imunidade parlamentar têm um limite legal, e ela Não autoriza o parlamentar a sair disparando bobagens e inutilidades pra tudo que é lado

Avatar
Deixe um comentário