Inferno astral da Toyota atrasa seu novo SUV nacional

Yaris Cross está com seu lançamento atrasado para o mercado brasileiro por sequência de problemas que marca japonesa está enfrentando

toyota yaris cross prata visto de cima indonesia
Nos últimos tempos, a Toyota teve que realizar uma série de recalls em todo o mundo (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/06/2025 às 18h00

A Toyota encerrou a produção do Yaris, tanto do sedã como do hatch, aqui no Brasil, para lançar em seu lugar mais um SUV, o Yaris Cross. Ele vai funcionar como uma versão compacta do Corolla Cross.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

No entanto, o seu lançamento está há meses atrasado e a marca agora explica que é pelas obras que estão sendo realizadas na fábrica de Sorocaba. Pode até ser que seja isso, mas também é preciso considerar que desde o ano passado a montadora está enfrentando um verdadeiro inferno astral em todo o mundo.

Ela inclusive fez um recall para a troca dos motores V6 de seus carros e os da Lexus nos Estados Unidos. Mais recentemente, houve outro recolhimento de centenas de milhares de câmeras de ré.

Além disso, aconteceu um escândalo relacionado à descoberta de fraude do Japão na certificação de segurança de novos modelos, entre eles o Yaris Cross. E muito provavelmente esse foi um dos motivos do seu lançamento ter sido adiado aqui no Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Beijamim 5 de junho de 2025

A Toyota só tem muito é “nome”, basta ir nas oficinas,que você se depara com todos os tipos de defeitos nos carros Toyota

Avatar
Kura 5 de junho de 2025

A Toyota demora muito para lançar modelos aindaais no Brasil. Tive até o interesse na compra e outros da família tbm. Porém estas demoras e atrasos além de deixar o carro já defasado depois que lança ainda fazem a sacanagem como o Corolla Cross que nem pintam o escapamento inteiro. Então acabei comprando um ou carro este ano. Pela demora.

Avatar
Gustavo 4 de junho de 2025

Toyota não é confiável eles tão perdidos com esse escândalo no Japão pra quem se dizia ser marca confiável eu acho que não é não tem muita falcatrua debaixo dos panos melhor mesmo comprar um Tiggo

Avatar
Leonardo 4 de junho de 2025

Esse engenheiro metido a “jornalista” diz bobagens demais. Deveria ter o mínimo de cuidado de pesquisar melhor antes de escrever isso.

Avatar
Ney 7 de junho de 2025

Mentiroso e fofoqueiro existe desde que o homem era homo sapiens. Bobo é quem acredita. Ele deve ser patrocinado pela concorrência, pelo visto. Deixa falar senão, a concorrência fali de vez!

Avatar
MARCOS 4 de junho de 2025

POIS É, NÃO EXISTEM MONTADORAS PERFEITAS. TODAS EM ALGUM MOMENTO DERAM OU VÃO DAR PROBLEMAS , ALGUÉM LEMBRA DO ESCANDALO DA VW CHAMADO “DIESELGATE”?

Avatar
Paulo Cesar da Costa 5 de junho de 2025

Os órgãos de defesa do consumidor deveriam testar melhor os automóveis antes de entrarem no mercado. A impressão que dá, e que as montadoras ficam sem fiscalização no início do lançamento, depois que vão aparecendo os problemas fazem vários recalls, e se for um acidente com vítima, talvez poderia ter sido evitado com medidas preventivas.

Avatar
Carlos Luiz Martins Nascimento 4 de junho de 2025

Porque não retomar a produção do ETIOS com versão automática, aliás esse modelo nem deveria ter deixado de ser produzido, na minha opinião, claro.

Avatar
Rafael 5 de junho de 2025

A modinha agora é SUV, mesmo que venda menos mas que vendem mais caro, isso é o que importa para as montadoras.

Avatar
Jânio Oening 4 de junho de 2025

Esse lançamento já saturou. Já se passaram 3 anos e nada.
Chega.

Avatar
William 4 de junho de 2025

Se eles tivessem lançado o yaria híbrido, tenho certeza que estaria vendendo muito! Nosso mercado ainda não tem Sedan compacto híbrido. Prefiro firo yaris sedan doque a perninha ridícula, imitação do corrola cross.

Avatar
Santiago 3 de junho de 2025

Se estiver muito complicado para lançar esta peruinha Yaris no mercado, sugiro então que Toyota retome a produção dos Yaris sedans e hatches – inclusive com versões híbridas.
Há um bom público que preza por automoveis-raiz, e dispensa suvs-perfumaria.

Avatar
Giba 4 de junho de 2025

Não deveriam ter encerrado a produção do yaris,

Avatar
Deixe um comentário