Assumir indevidamente uma infração de trânsito é crime!
Às vezes, aparecem até "profissionais" que cobram para assinar a infração: essa prática configura falsidade ideológica
Às vezes, aparecem até "profissionais" que cobram para assinar a infração: essa prática configura falsidade ideológica
O dono do carro recebe do órgão de trânsito um documento notificando uma infração. E, ou ele assume que estava ao volante naquele momento, ou indica um outro motorista que deverá assinar o documento, para se responsabilizar por ela, pagar as multas e receber os pontos no prontuário.
Nesse momento, pode ocorrer uma maracutaia. O dono do carro, para evitar perder os 20 pontos – que vão significar perder também a habilitação -, pede a “ajuda” de um amigo ou de um parente para assumir aquela responsabilidade.
E, às vezes, tem até alguns “profissionais” que cobram para assinar a infração. Pois então é bom saber que isso é um crime de falsidade ideológica, que dá 1 a 5 anos de reclusão mais multa. A justiça do Rio Grande do Sul acaba de confirmar a condenação de um dono de um carro que pediu a sogra para assinar o documento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Será que é porque agora o pessoal “lá de dentro do Detran” que Pratica essa ilegalidade desde. Que existe o CTB, perceberam concorrência. Algo como traficantes perceberem a concorrência de milicianos? Quem tem contatinhos dentro do Detran não precisa se preocupar com multas, suspensão, cassação, etc. Tem vários esquemas. Já vi caso de. Gente que, por 2 mil, reverte na. Hora a suspensão,algo que do ponto de vista administrativo é impossível. O. Sistema é bruto.