Assumir indevidamente uma infração de trânsito é crime!

Às vezes, aparecem até "profissionais" que cobram para assinar a infração: essa prática configura falsidade ideológica

imagem formulario de identificacao do condutor e15580281963681
Por Boris Feldman
Publicado em 17/05/2019 às 06h15
Atualizado em 25/06/2019 às 17h29

O dono do carro recebe do órgão de trânsito um documento notificando uma infração. E, ou ele assume que estava ao volante naquele momento, ou indica um outro motorista que deverá assinar o documento, para se responsabilizar por ela, pagar as multas e receber os pontos no prontuário.

Nesse momento, pode ocorrer uma maracutaia. O dono do carro, para evitar perder os 20 pontos – que vão significar perder também a habilitação -, pede a “ajuda” de um amigo ou de um parente para assumir aquela responsabilidade.

E, às vezes, tem até alguns “profissionais” que cobram para assinar a infração. Pois então é bom saber que isso é um crime de falsidade ideológica, que dá 1 a 5 anos de reclusão mais multa. A justiça do Rio Grande do Sul acaba de confirmar a condenação de um dono de um carro que pediu a sogra para assinar o documento.

Infração
Formulário de identificação do condutor infrator (Foto | Polícia Rodoviária Federal| Reprodução )
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 13 de março de 2020

Será que é porque agora o pessoal “lá de dentro do Detran” que Pratica essa ilegalidade desde. Que existe o CTB, perceberam concorrência. Algo como traficantes perceberem a concorrência de milicianos? Quem tem contatinhos dentro do Detran não precisa se preocupar com multas, suspensão, cassação, etc. Tem vários esquemas. Já vi caso de. Gente que, por 2 mil, reverte na. Hora a suspensão,algo que do ponto de vista administrativo é impossível. O. Sistema é bruto.

Avatar
Deixe um comentário