Posso mudar as medidas dos pneus sem ter problemas?
Um leitor do AutoPapo dono de um Kia Cerato como se deve alterar o tamanho dos pneus do carro e se isso causa algum problema. Esclareço aqui:
Um leitor do AutoPapo dono de um Kia Cerato como se deve alterar o tamanho dos pneus do carro e se isso causa algum problema. Esclareço aqui:
Ouvinte do nosso AutoPapo tem um Kia Cerato, diz estar muito satisfeito com ele, mas que chegou a hora de trocar os pneus. E ele quer mudar as medidas de fábrica de 215x45x 17 para 225x45x17, e ele quer saber se esse aumento de 10 milímetros na largura prejudica em alguma coisa o carro.
Prejudica sim, pois não é só a largura que está sendo aumentada. Com o perfil continua 45, a altura do pneu vai subir de 45% de 215 para 45% de 225.
E com isso, sobre o centro de gravidade do carro, que vai perder um pouquinho de estabilidade. Além disso, vai interferir nas marcações do odômetro e do velocímetro. E poderia até prejudicar o funcionamento dos sensores eletrônicos do carro.
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Comprei um cerato 2011 e não estou satisfeito com as rodas e pneus montados 215/45/17. Não gosto de pneu perfil baixo. Quero mudar para o Aro 16. Qual seria o pneu ideal?
O meu carro possui pneu 205/50 R17 posso trocar por um 225/45 R17 sem ter problemas?
Bom dia, tenho um cerato 2015 , o Pneu a referência do pneu origjnal é 205/60R16 , queria saber se colocar um com a referência 205/55R16 , posso pegar multa na rodovia federal ? Obrigado se alguém puder ajudar
A reportagem está um tanto equivocada. Porque há sim, uma margem permitida pelas montadoras de 3% para mais ou para menos na altura total do pneu. No caso citado na reportagem, a mudança pode ser feita sem problema nenhum. A medida 215/45R17 tem 215mm de largura e 97mm de altura, perfazendo altura total de 626mm (flanco superior + flanco inferior + aro 17”). E o 225/45R17 tem 225mm largura e 101mm de altura, perfazendo altura total de 634mm. Ficando, portanto, a diferença na altura de 1,3%. Ou seja, a medida está dentro da tolerância de 3% recomendado por todos os fabricantes de veículos.
Pode-se perder um pouco de estabilidade pelo aumento da altura, mas que é compensado pelo aumento da largura.
Ganha-se conforme com o aumento da altura do flanco e ganha-de estabilidade com o aumento da largura do pneu.
Tenho um Cerato 2011 sx3 1.6 e fica perfeito com 225 r45 17. Parabéns pelas observações.
Mas o cerato 2011 tem modelo com aro 15, aro 16 e aro 17. Os modelos vem ajustados para o tamanho do aro?
Esse papo de carro é nota 10. Especialmente, com o Sr Boris Feldmanm pois ele, sabe muito e eu tenho muita confiança nos comentários que ele faz.
Boa Noite! Possuo um honda fit, cujos pneumáticos possuem as medidas 185/60×15. Devido a suspensão curta/baixa, que causa “raspagem” em canaletas e lombadas, penso em trocar os mesmos por outros de 185/65×15. Há muita inconveniência nessa troca? Obrigado
Meu carro vem 3 especificações de tamanho que são aceitável pela marca é exatamente essa medida mostrada na reportagem…alterar velocímetro e odômetro com isso e a maior bobagem que vcs poderiam escrever
Pode alterar a medida do pneu sim, se não pudesse como tem carros que vêm com até 3 tamanhos diferentes dependendo da versão?
O Voyage por exemplo vem com 175/70-14 , 195/55-15 , 195/50-16 e suspenção e a mesma como pode então?
Olá, Eduardo. Quando as montadoras oferecem diversos aros para o mesmo, elas utilizam pneus com perfis diferentes para preservar o diâmetro total do conjunto roda/pneu praticamente com o mesmo tamanho.
Por isso rodas maiores têm pneus de perfil mais baixo do que as menores.
Neste caso, se o diâmetro é preservado, não há problema.
Abraço
Perfeito, na lateral da porta do meu carro vem 3 opções de medidas que posso usar…essa reportagem está errada
Amigos, vocês podem mudar a relação em até 3,5% do diâmetro total do pneu para mais ou para menos, sem comprometer as características de seu carro.
Carlos vc esta enganado, O Aumento do impacto ocorreria caso houvesse diminuicao da altura do pneu, neste caso houve aumento. Por isso as motos com rodas maiores sofrem menos impacto, então utilizando a mesma analogia, o pneu utilizado é maior que o original sendo na largura e altura, logo sofrendo menos impacto em relacao a buracos e falhas no asfalto.
O calculo esta correto, porem temos alguns pontos que devem ser levados em consideração. Como aumentou a banda de rodagem de 215 para 225, o arrasto será maior, consequentemente aumentando o consumo de combustivel. Porém como houve o aumento do diametro do pneu , ele percorrerá maior distancia com menos aceleração e isso causa economia de combustivel, pois acelera-se menos e percorre mais. Então uma coisa compensa a outra, logo neste caso o consumo provavelmente nao será afetado. Conclusao, o carro ficará com melhor estabilidade e a suspensão ja é projetada com certo percentual de folga com pneu original, logo nao vai influenciar em nada. Agora se o aumento fosse de 215 para 255 ou 265 ai sim poderia impactar na suspensao causando desgaste prematuro.
Concordo com você, meu Voyage 94 vem original com 175/70/13, troquei por 195/50/15 e continua consumindo a mesma quantidade de combustível, porém ganhei em estabilidade e frenagem, além de esteticamente mais bonito. E a diferença no valor dos pneus nem é tão alta …
Vamos la pneus mais largos e maiores serve bem para beleza do veiculo, mas para suspensão absorve mais impacto diminuindo a vida útil, também em dias de chuva na estrada tem o perigo da terraplanagem conforme estado e desenho do pneu, pneus com medidas originais são mais econômicos.
A matéria está corretíssima. O “45” da medida do pneu não corresponde a uma altura de 45 mm e sim a 45% da medida da largura, conforme destacado pelo Fernando no comentário acima. Não existe justificativa técnica para o uso de pneus de dimensão diferente da original em qualquer veículo.
Depende… Se a própria montadora permite vc alterar em 3% acima ou abaixo… Vai depender também qual a finalidade que o dono do veículo quer… Se for pra uma direção mais agressiva aí já não vai compensar,pois altera um pouco o centro de gravidade do veículo,agora se ele quer conforto e não tem direção agressiva aí sim ele ganha sem alterar nós desgaste das peças da suspensão… Essa alteração que ele está querendo fazer está dentro das normas e não trará problema algum para ele
A reportagem está correta. A segunda medida não é em mm. Ela é um percentual da primeira. Se você aumenta a largura, com o mesmo percentual de 45% você aumenta a altura por consequência.
O pneu 215x45x17 , tem altura lateral de 96.75mm, que é o resultado de 45% de 215mm. Se fizer a mesma conta com o pneu 225x45x17, a altura da lateral do pneu passa a ser de 101.25mm. Observe que aumentou a o valor da altura lateral do pneu. Fazendo a diferença entre os valores encontrados (101.25mm- 96.75mm) teremos uma diferença de 4,5mm a mais em relação a medida original. Devido a este aumento, o diâmetro do pneu aumentará e consequentimente em cada volta dada o espaço percorrido também aumentará. Será necessário aferir o velocímetro.
so foi alterado a largura 215 para 225, a altura continua a mesma 45. ERRO na reportagem.
a altura de 45, corresponde a 45% da largura do pneu, logo, um pneu mais largo, a altura será maior, mesmo mantendo o mesmo índice de 45. no pneu de 215 de largura a altura 45 corresponde a 9,67 cm, e no pneu de 225 será de 10,12 cm.
Tá certo isso? As medidas do pneu só foi alterado a largura. A altura continua a mesma 45. Acho que fez conta errada.
Errado, a medida do perfil é proporcional a largura de banda. Os 45 segnificam 45% da largura da banda de rodagem. 45% de 215 dá 96,75 e 45% de 225 é 101,25, uma diferença de aproximadamente 4,5%.
Mais eu posso muda de 225/60 aro 18
Para 225/55 aro 18?
Está certo, sim, Zaroni. A medida é o tamanho da banda de rodagem (total) / percentual que foi usado nas laterais / aro, depois temos o limite de peso aceito e a velocidade máxima, não lembro de cabeça qual dos dois vem primeiro..