Aprenda como alterar o tamanho de rodas e pneus

Fabricantes e Código Brasileiro de Trânsito estabelecem parâmetros para motoristas que desejam instalar conjunto com características diferentes

Por Alexandre Carneiro26/06/18 às 10h46

Afinal, é possível alterar as medidas das rodas e dos pneus do carro? Seja pela vontade de deixar o possante com um visual mais incrementado ou simplesmente com a finalidade de economizar, adquirindo pneus menores e mais baratos no momento de substituí-los, muitos motoristas fazem, ou pensam em fazer, esse tipo de modificação. Pode ou não pode?

Primeiramente, vale destacar que a legislação estabelece critérios para fazer tal tipo de mudança. Segundo o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. Desse modo, é possível instalar uma roda maior, por exemplo, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.

Alterar medidas de rodas e pneus pode ser ilegal e perigoso

Além disso, o Artigo 8º do CTB também determina que “a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo” também é proibida. Dirigir um veículo “com a cor ou característica alterada,” segundo o texto, é infração gravíssima, punida com multa e apreensão do bem.

Do ponto de vista técnico, também é preciso atentar para determinados critérios, para não colocar a segurança dos ocupantes em risco. “Existem algumas regras que devem ser seguidas para não comprometer a dirigibilidade e os sistemas eletrônicos do veículo,” explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Embora recomendemos sempre utilizar as medidas indicadas pelo fabricante do carro, que as determinou na definição do comportamento dinâmico, sabemos que existem consumidores que querem alterar as dimensões originais”, ressalva.

A regra básica é a mesma prescrita pela lei: “O diâmetro externo do pneu substituto deve ser igual ao do pneu original, já que o velocímetro e os sistemas de ABS e de controle de tração, entre outros, utilizam essa medida como referência“, explica Quadrelli.

Arte | André Almeida

De acordo com o especialista, tecnicamente, há uma tolerância de 3% para mais ou para menos. Desse modo, um motorista que pretende instalar rodas maiores em um automóvel que utiliza componentes de aro 15, calçados com pneus 195/65 R15, não terá problemas de dirigibilidade em adotar, por exemplo, por um jogo de pneumáticos 195/60 R16 (diferença de 0,9%), mas não deve instalar um de 195/60 R17 (diferença de 4,9 %).

O problema é que a lei não faz qualquer menção a essa diferença de até 3% (o texto faz concessões apenas ao estepe do carro). Desse modo, se a fiscalização conseguir constatar qualquer mudança no diâmetro dos pneus do veículo, mesmo pequena e dentro de tal tolerância, o motorista pode ser punido. É o que pondera a advogada especialista em trânsito Luciana Mascarenhas: “sendo verificado pelo agente ou policial que o diâmetro do conjunto pneu/roda não se manteve inalterado, entendo que ele aplicaria a multa prevista no Artigo 230 CTB”, pontua.

Outras medidas de rodas e pneus

Quanto à largura, do ponto de vista legal, não há exigências além da proibição de que o pneu fique projetado para fora da lataria. Porém, do ponto de vista da dirigibilidade, também há critérios que merecem ser seguidos. Segundo Quadrelli, “a largura deve estar dentro da faixa permitida para o aro do pneu substituto, segundo a norma da Alapa (Associação Latino Americana dos Fabricantes de Pneus, Aros e Rodas). Por exemplo, na medida 205/55 R16, que normalmente usa o aro de largura 6,5 polegadas (chamado de aro de medição), podem ser usados aros de 5,5 a 7,5 polegadas”, afirma. Entenda o que significam esses números no infográfico abaixo:

(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Por fim, o proprietário deve manter a medida offset no novo conjunto de rodas e pneus. Esse número indica a distância entre a linha central da largura do aro e o cubo da roda. “Deve-se manter esse valor próximo ao da roda original, já que sua alteração modifica a bitola (distância entre as linhas de centro das duas rodas do eixo) do veículo, o que afeta a estabilidade”, adverte o especialista.

Mesmo se todas as recomendações forem seguidas, o executivo da Bridgestone ainda sugere uma inspeção visual após a instalação. Segundo ele, o proprietário deve “verificar que o pneu substituto não está entrando em contato com partes da suspensão ou da carroceria do veículo”.

Características de projeto

Além das medidas, o consumidor deve observar as características projetuais do pneu. “O substituto deve ter índice de carga e símbolo de velocidade maiores ou iguais ao do pneu original, para garantir que ele suporte a carga do veículo e resista às velocidades que ele pode desenvolver,” recomenda o gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Entre essas características, está também a aplicação para a qual o componente foi desenvolvido. “O pneu substituto deve ter o mesmo tipo de construção do original. Por exemplo, não se deve trocar um componente do tipo LT (sigla de Light Truck, que indica uso em caminhonetes e veículos de carga) por um tipo passeio (P), ou um reforçado por um standard”, complementa Quadrelli.

Fotos iStock | Reprodução

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14 Comentários
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    Cleber 1 de maio de 2019

    Boa noite. Tenho Ford ka 2008 aro 13 pneu 175 70 13

    Gostaria erguer ele ando estrada de chão cada vez pior

    Posso colocar roda 14 pneu perfil alto 80 ou coloco roda 15 com 165 65 15 pneu

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    Augusto Bezerra 12 de abril de 2019

    Tenho Vírtus com pneu 195 65 15,original, vou colocar Aro 17 tala 8, qual seria a medida correta do pneu ??

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    Ricardo 31 de março de 2019

    Gostaria d saber se posso usar radar d medidas diferentes exemplo eu quero 17 atrás e 15 na frente posso fazer isso

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    Paulo 29 de março de 2019

    Boa noite, tenho um Ford Maverick, as rodas são, aro 14 , tala 7, pneus 195/70/14 no tocante a legislação de tratrânsito, quero saber se posso colocar sem necessidade de autorização do detran e queqnao memimpliquem problemas por tala 8 nas quatro rodas com os pneus 195/65/14 na frente e 245/60/14 ou 255/55/14 atras?

    Grato.

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    Alvaro 27 de março de 2019

    Tenho uma Montana com aro 20 cadastrada, queria saber qual tipo de estepe devo usar.

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    Derimar Carvalho 23 de março de 2019

    Tenho um New fiesta com pneus 195/55 aro 15, e gostaria de saber qual pneu 17 devo colocar nas novas rodas 17 tala 7 pra ficar próximo do diâmetro original. Obrigado.

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 25 de março de 2019

      Olá, Derimar. Você pode usar um 205/45 aro 17. Mas vale ressaltar que um pneu de perfil mais baixo reduz o conforto e aumenta o risco de causar algum dano ao conjunto roda/pneu e suspensão.

      Obrigado e abraço

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        Michael Meireles 18 de maio de 2019

        Olá amigo, fiz isso em um fox e agora a luz do ABS acendeu, será que foi a mudança de roda e pneu?

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    Cassio 13 de março de 2019

    Muito bom parabéns. Eu tenho uma pergunta( tenho um carro que tem pneus 165/60ar 14 eu posso trocar por pneus 175/70 ar 14 obrigado se puder me responder assim faça ..

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    Paulo Mota 16 de janeiro de 2019

    Tenho uma Ram com pneus e rodas originais 265x 70x R18. Gostaria de saber , mantendo a roda original qual a medida de pneu mais largo e mais alto que posso usar. Obrigado.

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    Renato 20 de dezembro de 2018

    Amarok sai de fabrica com rodas aro 16 até 20 . Coloquei umas rodas aro 20 na minha porém o guarda queria me multar. Isso está certo?

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      Ricardo 14 de janeiro de 2019

      Se ela sai de fabrica com aro 20 como opcional entao ele nao pode te multar, é só vc dizer q trocou o modelo da roda mas continua com as medidas originais.

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    Leonardo Labuto 5 de dezembro de 2018

    Isolando todas as demais variantes, considerando apenas que vai ser trocado o pneu do carro por outro modelo, como redimensionar a nova calibragem? Em um Dodge Charger SE Americano que possui pneu de fábrica G78-14 e foi trocado por Cooper Cobra 295/50R15 na traseira e 255/60R15 na dianteira. Posso total do veículo 1900kg com Distribuição 60/40… Como redimensionar? Gostaria que ajudeaju pelo menos conseguindo as equações e variáveis a de considerar… Obrigado

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    Cristian 11 de julho de 2018

    Com qual autoridade as pessoas devem se comunicar para fazer menção a tolerância de 3% para mais ou para menos no diâmetro do conjunto roda/pneu?

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