Limp home: a luz indica problema na central eletrônica
Quando essa luz acende, o carro continua funcionando, mas entra em um modo de emergência e deve ser levado à oficina imediatamente
Quando essa luz acende, o carro continua funcionando, mas entra em um modo de emergência e deve ser levado à oficina imediatamente
Você sabe o que significa “limp home”? Trata-se de uma luzinha amarela que se acende no painel do carro com o desenho de um motor. Muitos motoristas nem prestam muita atenção nela, pois o automóvel – aparentemente – continua rodando sem problemas. Mas é só aparentemente mesmo…
Quando esta luz de alerta se acende, o carro deve ser levado o mais rápido possível para a oficina, pois ela significa a existência de um problema na central eletrônica. Ou ela mesma está defeituosa ou “pifou” algum sensor encarregado de enviar informações, que é mais provável. E, se a central não recebe o sinal de algum dos vários sensores a ela conectados, não tem condições de administrar o motor, de deixá-lo sempre funcionando corretamente e da forma mais eficiente possível, com máximo desempenho e baixo consumo e emissões.
Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação. Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões. Se o motorista não for observador, ele nem percebe esta situação emergencial. Ou talvez só perceba no momento de abastecer e verificar que o consumo de combustível aumentou exageradamente.
Quanto tempo o carro roda com esta luz acesa? O resto da vida, mas ele deve ser reparado o mais rápido possível. E por que se chama esta situação de limp home?
Porque esta expressão em inglês significa “voltando manquitola para casa”.Ou seja, vai mancando, mas vai.
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Tenho um Peugeot 207 Passion automatico 2008-2009 COM 94.000KM
Apos ter feito DESCARBONIZAÇAO a luz do GHEC-ENGINE ACENDEU E NUNCA MAIS APAGOU
ONDE ESTÁ O PROBLEMA!
Meu face acendeu a luz de injeção e fica piscando e o carro não funciona
Tenho hb20 fica com enjecao ligada já fui mecânico desse e ar ou seja escapamento que eu tei que fazer
Tenho um Prisma 2017 mod. 2018 – 1.0 Joy, luz no painel acessa e indica code 16 por favor poderia me dar uma orientação a respeito
Minha EcoSport 2010 acende a luz da injeção a dois 2 anos, as vezes apaga , derrepente acende de novo! Não perde potencia nem consome mais combustíveis. Tá rodando assim mesmo.
O que será?
Tenho uma l200, com problemas de falhanço, mas não acende à luz do motor(check engine).
Olá tenho um Renault Sandero expression 1.0 está falhando muito após rodar a luz acende e o carro vai perdendo força e fica como uma batedeira, já passei o carro no aparelho e nada após tirar avarias o carro fica bom mais passa alguns dias volta o problema o que fazer Boris socorro..
Olá, Gilberto
É difícil fazer qualquer diagnóstico a distância. Sugerimos que você procure a opinião de um um outro mecânico.
Obrigado e abraço
Ele chegou a te responder, o que o Boris disse?
meu carro é renalt clio 1.0 16 válvula 2012 e de vez em quanto à luz da uma piscada e para é muito grave isso tem hora que rodo até 50 km sem picar
informações muito importantes