Vale a pena comprar um híbrido usado?

É possível encontrar, no Brasil, híbridos por R$ 50 mil; será que a manutenção desses veículos viabiliza a compra de um usado?

Por Laurie Andrade11/06/18 às 08h00

Para analisar se vale a pena comprar um híbrido usado, selecionamos os modelos com a tecnologia que estão disponíveis no mercado brasileiro há mais tempo, Ford Fusion e Toyota Prius, e analisamos algumas variáveis, como o valor das revisões até 80 mil quilômetros rodados e o preço de componentes que se diferem dos automóveis convencionais e são substanciais para o carro parcialmente limpo se mover: as baterias.

Para além da satisfação de ter um carro que agride menos o meio ambiente, os híbridos têm a vantagem do baixo consumo. O valor das revisões também conta a favor… No caso do Fusion, que tem a versão EcoBoost, as manutenções do híbrido são consideravelmente mais baratas. Na compra do veículo usado, sofre-se menos com a desvalorização inicial. Os pontos negativos, no entanto, estão relacionados ao preços pouco acessíveis dos zero-quilômetro, das baterias e o despreparo das oficinas para lidar com a nova tecnologia.

A bateria dos híbridos se recarrega com a regeneração de energia, que acontece quando o carro é freado. No híbrido usado, o componente é uma grande questão. A preocupação se justifica quando observamos o valor da bateria do Fusion Hybrid. O valor gira em torno de R$ 40 mil – e o preço ainda varia de acordo com a oscilação do dólar. A garantia do componente cobre os problemas por oito anos. A bateria do Prius, por sua vez, tem valor mais baixo, aproximadamente R$ 10 mil e 500 com a instalação incluída. A cobertura é de oito anos, independente da quilometragem. Passado esse prazo, fica a cargo do dono substituí-la. O valor deste serviço varia de acordo com a localidade e o distribuidor em questão.

A assessoria da fabricante afirmou, também, que a vida útil da bateria do híbrido é de aproximadamente 10 anos.

Ford Fusion

  • Valor das revisões:
Quilometragem Valor da revisão do Fusion EcoBoost  Valor da revisão do Fusion Hybrid
10 mil km R$ 384,00 R$ 244,00
20 mil  Km 660,00 R$ 460,00
30 mil km R$ 660,00 R$ 452,00
40 mil Km R$ 1588,00 R$ 1296,00
50 mil Km R$ 660,00 R$ 165,00
60. mil Km R$ 1408,00 R$ 784,00
70 mil Km R$ 660,00 R$ 452,00
80 mil Km R$ 1588,00 R$ 1296,00
  • Valor da bateria: Por volta de R$ 40 mil (sujeito à variação do dólar)
  • Valor do carro 0 km: R$ 160 mil e 900
  • Unidade usada mais barata encontrada na internet: R$ 49 mil e 900
  • Consumo: De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, o carro faz 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.

Como tudo na vida, existem prós e contras na compra de um híbrido usado. O que não se pode desconsiderar, na hora de escolher o seu, é a idade da bateria!

Como é possível observar, o valor de uma bateria nova é quase o equivalente ao preço do Fusion Hybrid mais barato encontrado na internet. A conta não se difere muito quando o Toyota Prius é colocado à prova.

Toyota Prius

  • Valor das revisões:
Quilometragem Valor da revisão do Toyota Prius
10 mil km R$ 239,49
20 mil km R$ 624,00
30 mil km R$ 438,00
40 mil km R$  897,00
50 mil km R$  510,00
60 mil km R$ 999,00
  • Valor da bateria:  R$ 10 mil e 500
  • Valor do carro 0 km: R$ 126 mil e 600
  • Unidade usada mais barata encontrada na internet: R$ 60 mil
  • Consumo: 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada – dados do PBE.

Como tudo na vida, existem prós e contras na compra de um híbrido usado. O que não se pode desconsiderar, na hora de escolher o seu, é a idade da bateria!

A conclusão é simples. Os híbridos têm o seu valor… pela tecnologia, pela responsabilidade ambiental, baixo consumo de combustível e até mesmo pelo valor reduzido das revisões. O consumidor precisa, no entanto, ser muito cauteloso ao escolher um híbrido usado. É prudente analisar a idade da bateria e a quilometragem do carro. O motorista que adquirir um híbrido produzido em 2010, por exemplo, deve estar consciente de que poderá desembolsar, em pouco tempo, o valor correspondente ao do carro por uma bateria nova.

10 Comentários

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  • Vince 16 de junho de 2018

    Conta porca. Em 10 anos tanto a moeda quanto política e a indústria oscilam, e no caso a tendência é baratear o custo conforme o oportuno pelo custo marginal de cada unidade adicional, basta aumentar a demanda pelo item que a oferta vem correndo atrás. Carros, no geral, já foram considerados investimentos a uns 40 ~ 50 anos atrás, de rarefeito que era o item no mercado, hoje (no geral) é puro prejuízo, assim como toda inovação -Novas tecnologias, novas vantagens e novos problemas- ou prefere pegar seu velho Nokia com botões de volta?

    Carro elétrico é o futuro, carro híbrido é um começo.

    • Mana 29 de julho de 2018

      Conta correta, levando -se em conta que se vc comprar um Fusion 2010 hoje por 50mi a bateria custa 40mil se precisar trocar.

  • Rodolfo 13 de junho de 2018

    CARLOS MINKAP,
    …. Que graça tem ter um carro híbrido que não funciona os motores elétricos?
    …. E outra os motores elétricos dele serão peso morto no carro caso o dono opte arrancar as baterias dele quando acabar a vida útil.

    • Paula Tejano 26 de julho de 2018

      quanta burrice!!!

  • Carlos Minkap 12 de junho de 2018

    Mas o híbrido sem a bateria fica inutilizado mesmo, ou o motor a combustão continua funcionando independente ?

  • Rodolfo 12 de junho de 2018

    E o descarte das baterias dos carros elétricos ou reciclagem será que vinga? Pois não vejo ninguém reciclar bateria de celulares que é o mesmo princípio… ions de lítio, nem mesmo pilhas AAA Duracel, Rayovac, etc, de relógio, lanterna, etc. Comprar celular, pilha é fácil, vai você querer descartar isso em algum lugar de coleta… se achar ótimo nas metrópolis, mas nas cidades do interior duvido que a maioria delas tenha pontos de coleta.

    E ainda reciclar tem seu custo, lembro que li uma vez uma revista do ramo marítimo que a Polícia Federal uma vez apreendeu no Porto de Santos lixo doméstico e lixo reciclável vindo da Europa…

    Vejam uma reportagem do tipo no link abaixo:

    Contêiner com lixo doméstico europeu chega a porto no RS – 17/ago/2010:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/conteiner-com-lixo-domestico-europeu-chega-a-porto-no-rs/n1237751476802.html

    Assim se lixo reciclável alguns não reciclam… mandam para os países de terceiro mundo… então será que os jogos de baterias de lítio de um carro elétrico serão de fato reciclados?

    Se temos que diminuir o uso de combustíveis fósseis a solução seria o governo investir melhor em transporte público, pois o metrô e os trens estão num ritmo de crescimento insatisfatório com relação ao da população. No ônibus, metrô ou trem a gente parece dentro de uma lata de sardinha. Pois se um dia o transporte público for no nível de Londres, Nova York etc, aí sim muita gente vai deixar o carro na garagem e então o meio ambiente vai agradecer.

    Por fim, a pessoa ecologicamente correta que mora nas grandes metrôpoles como por exemplo São Paulo/SP, ao invés de ir trabalhar de carro, poria ir de transporte coletivo ou alugar a própria casa e alugar outra próxima ao trabalho, podedo assim ir trabalhar a pé. Assim unido o útil e o agradável e ganhando qualidade de vida fugindo desse trânsito caótico que é aqui em São Paulo/SP, onde para se andar 15 km se leva mais de 1 hora no horário de pico (7:00 às 10:00 hs e 16:00 às 20:00 hs).

    Eu por exemplo vou trabalhar de ônibus, pois não suporto o trânsito caótico de São Paulo/SP, trabalho a uns 5 km de casa… em torno de 30 minutos chego no meu trabalho. Ganhei qualidade de vida deixando o carro na garagem para ir trabalhar…

  • Rodolfo 12 de junho de 2018

    Para o Fusion que foi informado o valor da bateria (R$ 40.000,00)… considerando um reajuste de preços de 2% ao ano a bateria custará em 10 anos R$ 47.803,70.

    E o carro que hoje custa R$ 160.000,00, considerando uma depreciação “suave” de 10% ao ano, então em 10 anos o carro valerá: R$ 61.987,28 .

    Então o custo da bateria nova e o valor de um carro desses estimado acima com 10 anos de uso (R$ 61.987,28), assim custo da bateria nova reajustado o valor para 10 anos ( R$ 47.803,70) representa 77% do valor do carro… ou seja, foi decretada a perda total!

    • ALEXANDRE FERREIRA 4 de julho de 2018

      SEM CONTAR QUE EM 10 ANOS OS CARROS ELÉTRICOS LEGITMOS JÁ ESTARÃO INVADINDO O BRASIL COM PREÇOS “MELHORES” E COM MELHORES PROPOSTAS DE VÁRIAS MARCAR!!!!!

    • Paula Tejano 26 de julho de 2018

      Rodolfo falando bobagens, se hoje uma bateria moderna custa 40 mil, daqui 10 anos, com a constante evolução do mundo moderno, ela vai custar bem menos.

  • Ton 11 de junho de 2018

    Ótima explanação. Tema pouco abordado .

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