Ao descer, a mesma marcha que usaria para subir. Por sua segurança!
Saber a hora de engatar a marcha certa do carro em determinados trechos proporciona maior segurança ao dirigir, entenda
Saber a hora de engatar a marcha certa do carro em determinados trechos proporciona maior segurança ao dirigir, entenda
Eu raramente vejo motoristas, às vezes até mesmo alguns profissionais, seguirem uma dica básica de segurança e até de economia. Que é engatar uma marcha mais reduzida em toda descida um pouco mais íngreme e longa.
E muitos não usam, para descer, a mesma marcha que usaria para subir. Em primeiro lugar, porque é inteligente usar a força do motor para reduzir a velocidade; e ajudar, assim, o sistema de freios.
Essa dica vale para automóveis com câmbio manual ou automático. Sendo que o automático leva uma vantagem: seu sistema eletrônico impede o motorista de engatar uma marcha muito forte, que poderia levar o motor para uma alta rotação e até danificá-lo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Isso de danificar o motor por rotação alta não existe há, pelo menos, duas décadas. Os carros contam com o cut off quando se passa das rotações máximas. Bóris está em péssima fase para falar de carro. Depois de ler que devemos frear com o pé esquerdo, coloco em xeque muitas informações passadas aqui.