Motor a etanol na mira da Stellantis?

Grupo anuncia Investimento de R$ 30 bilhões no Brasil para o lançamento de novos carros e tecnologias híbridas

ETANOL
Montadora vai trazer vários modelos híbridos, como o leve, o simples e o plug-in, além do elétrico e, possivelmente o motor a etanol (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/03/2024 às 07h02
Atualizado em 23/11/2024 às 12h39

Carlos Tavares, o manda-chuva geral da Stellantis no mundo, esteve no Brasil no início deste mês para anunciar investimentos de R$ 30 bilhões. Essa quantia vai ser destinada ao lançamento de novos modelos e a atualização da linha atual no período de 2025 a 2030.

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Nesse contexto de novidades, a principal tecnologia empregada pela empresa será a Biohybrid. Chegarão ao Brasil os modelos híbridos, desde o leve, o simples e o plug-in até o elétrico. Mas naturalmente, o destaque vai para o híbrido Flex devido à utilização do etanol.

Além disso, a hipótese de um motor movido a etanol não está descartada. Essa sim é uma solução mais coerente com os propósitos de descarbonização do planeta e que deveria merecer maior atenção por parte do nosso governo.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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André Maraccini 19 de março de 2024

Deveria ter uma injeção estratificada que melhoraria muito o consumo com etanol ! Mas nunca foi incorporado essa tecnologia nos carros brasileiros
Outra solução seria transformar o Etanol em Butanol que tem poder calorífico melhor e teria consumo perto da gasolina !

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Geraldo 19 de março de 2024

Até hoje, pelo que eu saiba, não foi desenvolvido um motor realmente projetado para o álcool; se fizerem isto o consumo seria melhor se assemelhando a gasolina que já tem 27% de álcool anidro. Se irão investir esta grana em motor flex e hibrido para mim é jogar dinheiro no lixo, investiria em um motor realmente para álcool priorizando um menor consumo…agora qto aos usineiros é outra questão.

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Paulo 19 de março de 2024

Problema: o cara compra carro a álcool e no mesmo dia vira REFÉM DOS USINEIROS. O povo não conhece o Brasil, aqui não é pra amadores…kkk

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