Na emergência, só freio ou reduz também na caixa?
Alguns momentos no trânsito obrigam o condutor a pensar rápido para tomar uma decisão. Dentre elas, a freada brusca: como agir nessa situação?
Alguns momentos no trânsito obrigam o condutor a pensar rápido para tomar uma decisão. Dentre elas, a freada brusca: como agir nessa situação?
Suponha que você esteja dirigindo a uma velocidade um pouco mais elevada e surge um obstáculo à frente que te obriga a uma freada de emergência.
Essa é uma situação que deixa muitos motoristas, até os mais experientes, em dúvida. “Eu apenas piso firme no pedal do freio, ou devo também usar o freio-motor, reduzindo o câmbio para uma marcha mais forte, ajudando assim a parar o carro?”
Essa dúvida é resolvida com o seguinte raciocínio: quando se aperta para valer o pedal, o sistema de freio tem tamanha potência de redução da velocidade que faz até arrastar as rodas, caso não haja o ABS.
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Então, é obviamente desnecessária qualquer outra ação do motorista para reforçar o sistema de freios.
E inútil usar também o freio-motor nessa situação.
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Meio certo. Carros com ABS em pavimento irregular podem não funcionar. Neste caso, principalmente em carros automáticos a redução manual pode lhe ajudar e muito.
Em uma emergência, há a necessidade de freada brusca, dependendo da situação. O motorista não tem tempo para ir reduzindo na marcha.
Depende muito do veículo.
Carros novos com ABS e automático..pisa fundo no freio.
Carros manual e sem ABS..( tendo tal abilidade reduzir a marcha seria ideal)
Veículo comercial com sistema de freio a ar.. também é indicado a ajuda do frio motor exeto quando a a emergência e no sistemyde freio a ar… não tente reduzir use o freio até parar o veículo.
Na moto ajuda bastante reduzir no câmbio em uma situação de emergência. Experiência própria ?
Redução de marchas só é viável quando feita a longo prazo, em rodovias por exemplo, antecipar parada do veículo abaixando a velocidade pelo câmbio é super viável, na cidade mantendo a distância segura e usando freio só em parada total também é viável, pois acredito que: freio, pastilhas, discos, frios, tenha eficiência maior que quentes.
Eu costumo frear e puxar o freio de mão junto, principalmente a altas velocidades como120km/h.
Parabéns, você é um grande candidato a aparecer no Datena pq morreu quando o carro caiu de um barranco.
Se o motorista ter um raciocínio rápido,a primeira coisa é tirar o pé do acelerador que automaticamente diminuí a rotação do motor e a força,depois pise levemente freio e dependendo do local do obstáculo da para desviar também
Mas tudo depende da distância e da habilidade do condutor
Kkkkkkkkk. Entra algo na frente do carro ou um carro freia bruscamente, amigo, é Flinstones na terra mesmo. Pisar no freio até varar o assoalho. Reduzir não é bom em hora nenhuma, vc sobrecarrega todo o conjunto do carro, correia dentada ou corrente de comando, embreagem que é obrigada a suportar o torque da alta rotação, caixa de marcha que se vê em altíssima rotação com uma engrenagem de baixa rotação. Em suma. Reduzir é furada em qualquer caso.
Se é uma emergência, não dá tempo de fazer isso. Que matéria ?
Minha opiniões e experiência o freio motor é obrigatório sim, quando os freio é acionado em alta velocidade os disco de freios chega a uma temperatura tão elevada que só a drenagem não será suficiente pra sustentar o automóvel, não existe atrito suficiente em duas superfície em alta temperatura.
Ele deixou bem claro…se pisar forte e o freio travar as rodas, de que vai adiantar reduzir marcha se não há tração?…cada situação é diferente, se o perigo está um pouco distante é bom reduzir a marcha e deixar o motor ajudar a segurar o carro na marcha, mas, se for uma emergência não vai dar tempo de nada além de meter o pé no freio pra valer.
Concordo com a matéria, porém, em algumas situações acredito ser necessário e fundamental reduzir a marcha. Em frenagem retilínea só o freio basta. Já estive em uma situação que precisei desviar de um cavalo em uma rodovia no sul de MG, no período noturno e com neblina. Estava em um carro sedan com câmbio manual e tração dianteira, se não houvesse o ABS e a redução da marcha acredito que não conseguiria realizar a manobra de desvio e retomada de minha trajetória… Podendo com o susto até deixar o carro morrer.
Quero do Boris . Nós carros turbinados e necessário o motor ficar na baixa rotação devido a turbina girar louca. Segundo o mecânico .se assim não o fizer correr o risco de danifica a turbina
????? Sem comentários
Olha aí eu já prefiro Neston de aveia.
Isso é mito.
A turbina foi inventada pra ser utilizado em caminhões…faixa de giro de motor diesel 1.300 a 1.900 rpm.
Quando se utiliza freio motor a faixa de rotação indicada e 2.000 a 2.500 rpm justamente pra maior exiciencia de frenagem