Saiba porque não se deve travar as portas durante as viagens

Na hora de colocar o carro na estrada, uma medida simples pode fazer a diferença na hora de um resgate dos ocupantes do automóvel

Por BORIS FELDMAN25/06/18 às 23h30

Por medo de assaltos, muitos motoristas travam as portas do carro assim que saem da garagem. Porém, não é recomendável pegar estrada com elas travadas. Saiba o porquê:

[TRANSCRIÇÃO]

Eu dei aqui recentemente uma dica pra não se travar as portas, no caso de uma viagem na estrada, ao contrário do que se deve fazer no trânsito urbano, que é travar as portas por uma questão de segurança.  Na estrada, as portas travadas só vão dificultar o resgate dos passageiros no caso de um acidente. E um ouvinte nosso protestou: “mas na estrada eu sempre carrego as crianças no banco traseiro, por isso é que as portas têm que ficar travadas”.

Então, vamos esclarecer: os carros de quatro portas têm um dispositivo nas traseiras para neutralizar as maçanetas internas, ou seja, a criança pode puxar a maçaneta que a porta não se abre, isso não tem nada a ver com bloqueio central das portas. Mas, vale uma observação: alguns carros bloqueiam automaticamente as portas quando ele arranca e, no caso de um acidente, as portas são desbloqueadas.

travam as portas do carro
Foto | Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário