Novo ICMS: ruim para o governo, bom para o motorista
Com a reformulação no cálculo do ICMS, tributo passa a ser aplicado de forma monofásica, e não mais um "imposto sobre imposto"; Entenda
Com a reformulação no cálculo do ICMS, tributo passa a ser aplicado de forma monofásica, e não mais um "imposto sobre imposto"; Entenda
Em muito boa hora um decreto do Governo Federal modificou a forma de cálculo do ICMS sobre combustíveis. Porque esse imposto estadual era aplicado de maneira a provocar um verdadeiro ciclo vicioso aumentando, ele mesmo, o preço do combustível.
O ICMS era calculado sobre o preço de venda, mas agora será aplicado de forma “monofásica”. Ou seja, uma única vez sobre o preço final ao consumidor.
A diferença é que o tributo estadual será aplicado sobre o preço do combustível na fonte, no fornecedor e não mais sobre o preço de venda. E não poderá mais ser reaplicado, como se fosse um “imposto sobre imposto”
VEJA TAMBÉM:
Além do mais, determina também mesmos percentuais do tributo sobre cada combustível (gasolina, etanol, diesel, gás) uniforme em todos os estados.
Governos estaduais protestaram, o que representa um bom sinal para os consumidores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A verdade é que pode zerar qualquer imposto que o preço do combustível não cai, pelo contrário, td é motivo pra aumentar. É uma baita máfia isso aí.