Novo ICMS: ruim para o governo, bom para o motorista
Com a reformulação no cálculo do ICMS, tributo passa a ser aplicado de forma monofásica, e não mais um "imposto sobre imposto"; Entenda
Publicado em 23/03/2022 às 21h32
Em muito boa hora um decreto do Governo Federal modificou a forma de cálculo do ICMS sobre combustíveis. Porque esse imposto estadual era aplicado de maneira a provocar um verdadeiro ciclo vicioso aumentando, ele mesmo, o preço do combustível.
O ICMS era calculado sobre o preço de venda, mas agora será aplicado de forma “monofásica”. Ou seja, uma única vez sobre o preço final ao consumidor.
A diferença é que o tributo estadual será aplicado sobre o preço do combustível na fonte, no fornecedor e não mais sobre o preço de venda. E não poderá mais ser reaplicado, como se fosse um “imposto sobre imposto”
VEJA TAMBÉM:
- Gasolina pode prejudicar o óleo?
- Renault retoma as atividades da fábrica de Moscou, na Rússia
- Sancionada lei com mudanças em regras do ICMS sobre combustíveis
Além do mais, determina também mesmos percentuais do tributo sobre cada combustível (gasolina, etanol, diesel, gás) uniforme em todos os estados.
Governos estaduais protestaram, o que representa um bom sinal para os consumidores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
A verdade é que pode zerar qualquer imposto que o preço do combustível não cai, pelo contrário, td é motivo pra aumentar. É uma baita máfia isso aí.
