O filtro de óleo deve ser substituído quando se troca o lubrificante?
"Não faça economia de palito": Boris esclarece que o filtro de óleo deve ser trocado toda vez que se faz a substituição do lubrificante
"Não faça economia de palito": Boris esclarece que o filtro de óleo deve ser trocado toda vez que se faz a substituição do lubrificante
Você já ouviu falar em economia de palito? Pois é o que eu penso quando me perguntam sobre a troca do filtro de óleo apenas a cada duas vezes que se troca o óleo do motor.
Eu não sei quem inventou essa regra, que não faz o menor sentido, pois o custo do filtro de óleo é quase simbólico em relação à manutenção de um automóvel. E, principalmente, quando se fala da lubrificação do motor, um dos itens de reparo mais caros da mecânica do carro.
Ora, não trocar o filtro quando se troca o óleo, significa deixar nesse filtro todas as impurezas que ele conteve no uso do óleo antigo.
Então não vale à pena deixar esse restinho de óleo antigo, cheio de impurezas, junto do óleo novo. Ou seja, nada de economia de palito: está trocando o óleo do motor? Troque também o filtro.
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Além do filtro de combustível, tem mecânico que pede pra trocar outros filtros como ar do motor e de cabine. Faz sentido trocar isso na hora da troca de oleo? Na minha opinião não mas gostaria de outras opiniões. Chato esse negócio de manutenção de carro pois sempre me sinto enganado.
Tem que ver o manual. Geralmente filtro do ar a cada 20.000 km, filtro de combustível a cada 15.000 km. Depende das condições de rodagem.
Anteriormente o manual indicava trocar o filtro a cada duas trocas agora e toda vez, isso e questão de vender mais.
trocar oleo
do motor,e não trocar filtro;é o mesmo que passar cafe no mesmo filtro varias vezes…fica café requentado
Tenho um Kadett com 240.000 km rodados e sempre troquei o filtro a cada 2 trocas de óleo. O motor não tem qualquer barulho, está perfeito e eu exijo bastante dele : estrada de chão sempre! Assim, acredito que desnecessário a troca junto com o óleo. Uso um ímã de neodímio no exterior do filtro. Assim, ele segura as partíclas de aço que se desprendem do motor. Não é pelo valor. Vc vai estar só aumentando o lixo.
Você esta com sorte com seu carro, quanto ao imã o que menos tem em um motor hj em dia é Aço, mesmo motores mais antigos como o do Kadett.
A questão do lixo é cultural, filtro de óleo é 100% reciclável.
Com certeza trabalho manutenção preventiva lubricao trocas de óleo de veículos até motoniveladora sempre trocamos pelo menos filtro lubrificante quando motoniveladora e retroescavadeira uma tracasim outra não a cada 250 horas se troca Óleo daí troços alguns filtros óleo esse f todas trocas os outros ar deisel transmissão idraulico dependendo do desempenho do equipamento…..
Quem aqui toma banho e veste a mesma roupa, com a mesma cueca? Portanto, vai trocar o óleo, troque também o filtro, a maior parte da sujeira fica retida no filtro, por isso ele precisa ser trocado, quanto mais sujo fica, mais perde a eficiência de filtrar e pode cada vez mais passar menos óleo pelo filtro, menos óleo, menas lubrificação e mais superaquecimento. Pode romper retentores, causando vazamentos diversos, pode forçar e prejudicar a bomba de óleo, pode causar uma prematura viscosidade do óleo e muitos outros problemas! Obs: Não se troca o óleo porque está sujo, troca-se o óleo porque com 10.000km ou 6 meses começa o processo de vicosidade do óleo até se tornar graxa! Clayton Nunes da silva. Técnico da Ford Motor Company
Kkk eu troco de cueca cada 2 dias e minha véia não reclama.
kkkk
Gostaria muito de ver aqui a opinião de um engenheiro mecânico, e não somente de “mecânicos”. Tem algum?
Uma dúvida óleo mineral 5mil km, óleo sintético 7 ou 10 mil km, qual e a validade do filtro neste caso sendo que ele está sendo usado no dobro do de um óleo para o outro. Kk
O filtro de óleo não tem a função de reter a impurezas ou essas impurezas retornam ao motor, é o que se entende sobre esta informação que um óleo novo com filtro usado por duas vezes leva a sujeira para o motor.
Tenho uma troca de óleo nunca faço troca de óleo sem Trocar filtros a troca de óleo e vida do motor e jamais engano ninguém esse e meu serviço e tenho o material pra vender gosto do que faço e procuro fazer com qualidade .
Esse Boris Casoi é demais
Eu tenho um carro.ts aí uma coisa que eu já mais faria é trocar o óleo do motor e não trocar o filtro de óleo. Isso pra mim não existe.agora eu tenho amigos que tem carro e faz isso fui falar uma vez que isso não pode não existe quase me bate falou que isso não afeta em ND sim claro que afeta porque vc vai está misturando o óleo limpo com o óleo sujo que é justamente esse meio litro de óleo praticamente que é o Dr o filtro.isso pra eu costumo chamar de pessoas quebradas sem dinheiro pra poder fazer uma manutenção no veículo correto.eu já mais faria isso em meu carro ou de alguns clientes.
Se for ver por esse lado, teria que limpar todo o motor por dentro.
Boa tarde!
O que é melhor fazer quando se troca o óleo do moto, por sucção ou por sangramento tirando o parafuso do carter?
Sangramento com o óleo ainda quente, sucção em emergências, tipo bujão emperrado, cárter amassado.
Só andei 1000 km, vou trocar óleo pelo prazo, acredito q 1000 km não produz tanta sujeira no filtro, Tem casos e casos…..
15 reais um filtro !! Não vale apena pagar pra ver .
Muito se fala em quilômetros rodados com relação ao óleo e filtro, porem se vc roda em uma metropole, imagine o seguinte : 1 ou 2 horas para rodar 10 km , quando em 2 hora poderia rodar , a 80km/h, 160 km, multiplique por 30 dias e tera uma quilometragem muito elevada, com relação a rotacoes por minutos. Compensa economizar no filtro fe oleo ?
Sempre que troco o óleo do carro faço também a troca dos filtros , vale a pena
Muitas loja no Brasil estão robano OS clientes eles fala que tracarao OS filtros quando na verdade só troca o óleo. O k atenção BRASIL.
Marque o filtro de óleo e faça video e foto com 2 testemunhas.Leve.para.trocar o óleo com os 2 amigos. Se não trocarem o filtro. Chame a polícia e faça ocorrência.
Pô vc tá tomando pernada então , pq na hora que vou fazer a troca do óleo , estou do lado do mecânico conversando com ele !!
Muitas loja no Brasil estão robano OS cliente eles fala o que trocarão os filtros quando na verdade só troca o óleo.
Faça como eu, fique embaixo do carro com o trocador
A mesma coisa é o cara tomar banho e colocar a mesma cueca freada ,,mais troque também sem esta freada.. Troque sempre o filtro . nas lojas eles não trocam por causa do trabalho q alguns carros dá , ainda mais se tiver q tirar peito de aço..
Bom dia Meus amigos wu sempre que troco o óleo wu tbm troco o filtro e com isso tbm aumento a vida util do motor juntamento com uma gasolina de boa qualidade.
Troco o oleo do meu carro a cada 5 mil…e o filtro de oleo e filtro de ar..economia de palito pode custar caro mais tarde…por que de sujeira em sujeira ..de borra em borra…o motor vai ficando cada vez mais sujo e aumenta o degaste de peças. Nao sou mecânico..sou apenas uma pessoa prudente que não gosto de ficar na mão..na hora que mais preciso do carro…manutenção preventiva evita muitos contratempos e constrangimento e ate multa….valeu
Outra prática perigosa é trocar o óleo obedecendo o tempo absurdo do longo período especificado no manual. Rodar 10.000 kms sem trocar o óleo é uma temeridade. Muitos proprietários de automóveis confiados na garantia, rodam os 10.000 ou até 20.000 de acordo com o manual do seu veículo. Esses inflexíveis proprietários deviam chegar à conclusão que a garantia não cobre todos os danos do veículo e nem todas as peças do motor por, digamos: os 3 anos ou 5 anos da garantia. Muitos dos componentes do motor só especificam 1 ano de garantia, tais como: retentores, correia e rolamentos. Outros itens do carro também só garantem 1 ano tais como embreagem, baterias amortecedores e outros componentes diversos de borrachas e plásticos.
As pessoas não lêem o manual e às vezes nunca lêem. Confiam que a garantia vá cobrir qualquer pane ou danos no carro. E quando se vêem diante de uma pane grave deparam com a desagradável surpresa ao saberem que a concessionária não vai reparar sem ônus alguns componente do motor. Vou repetir:nem todos os estragos do motor são garantidos por 3 anos. Lêem com mais atenção o manual do proprietário.
Costumo dizer que existem dois tipos de motociclistas: o que acidentou, e o que vai acidentar.
A mesma regra se aplica perfeitamente com o motor do seu carro: o que estragou, é o que vai estragar.
Por essas e outras, troque o óleo e o filtro do seu carro aos 5.000 kms rodados. Não mais, certas economias é barato que sai caro.
Trocar o óleo com 5 mil? Se o manual fala em até 10 mil? Quem pode e tem tempo troca em até menos de 5 mil. Pensamos que o importante é manutenção do motor,mas e o consumo do óleo, não gera mais consumo pra o bolso e pra o meio ambiente? Quem tem que durar acima do carro é a vida!
Vixi..vc é do partido Verde.?..ta misturando mecanica com ecologia..nada a ver..rolando lero ..rss
Você está enganado em seu comentário. O fabricante informa o limite da utilização do óleo lubrificante do motor mediante ao resultado da análise e do estudo em laboratório e na fábrica.
A questão toda é ler o manual, todos estão escritos que uso intenso reduz o tempo e km de troca pela metade, e rodar no transito é uso intenso.
Quanto a garantia tem fabricas e fabricas, tive um Renault que quase aos 3 anos e 90000km vazou o retentor do cabeçote, foi trocado retentor e todas as correias e esticadores em garantia por causa da contaminação.
Fiat linea dialoga.
Para uso é um bom carro.
Agora, é necessário saber usar.
Boris, o que o Sr me diz a respeito.
Sds.
Boris Feldman, com todo o respeito, é o cara. Sensacional.
Eu tenho uno fire 2002 a trocas de marchas estão muito,rígidas é preciso troca o óleo da da caixa.
Papai do céu… Tem gente que ainda faz isso!!! No mínimo tomam banho e usam a mesma cueca…
Deixar o filtro velho é igual a tomar banho e voltar a usar a mesma cueca..kkkkkkk
Sofrido de onde vc é? Sou Bordignon também, de São Simão SP.
Vou começar a fazer issoa partir de agora,antes trocava o filtro a cada duas trocas de óleo pra economizar,mas como vc falou a manutenção pode sair mais cara depois.parabéns pelo artigo
Tenho um Palio com 300mil km .. sempre troquei todos os elementos!! Motor stanander..por isso a durabilidade do motor..abrc
Parabéns Boris, é como estar de terno e havaiana, principalmente quando se usa pouco o carro trocar tudo junto.sou seu fã desde tempo das revistas oficina mecânica, auto esporte
Quando comecei a trabalhar em oficina a 34 anos atrás, sempre funcionava assim, uma troca sim e outra não, com o passar do tempo aprendi que não adianta trocar o óleo de não trocar o filtro, hoje toda troca de óleo, faço a substituição dos elementos, combustível, ar e óleo, isso prolonga a vida do motor, antigamente não tinha prazo de validade no motor, ele falavam que era pela quilometragem, hoje tem prazo, se usar o carro ou não, o fabricante fala que é de 6 meses a durabilidade no motor, vencendo a quilometragem ou não, todas as peças hoje, tem um prazo, então se querem economia pro seu bolso, faça revisão periodicamente, que nunca vai deixar na mão na hora que mais precisa.
Trocar o óleo e não trocar o filtro é igual à tomar banho e não trocar a cueca.
Tenho uma troca de óleo, e sempre recomendo aos meus clientes, a substituição do filtro, e como disse nosso amigo Boris, nele ficam depositadas todas as impurezas.
Filtro de óleo nada mais é do que um 2° reservatório(pequeno) de óleo depois do cárter que é o 1°, além de reter toda as impurezas causadas pela combustão do motor. Uma troca de óleo completa do motor consiste SIM na substituição do filtro toda vez que substituir o óleo do motor… sendo assim, vc estará com o óleo 100% trocado e não 50% por não querer trocar o filtro e contaminado o óleo novo com o óleo velho que está no filtro velho… abço!
Filtro de óleo se suja pelo uso, ou seja, pela quilometragem. Portanto não se deve trocar junto com o óleo, que se troca pela quilometragem e pelo tempo…Max 12 meses. Filtro de óleo tem de chegar na quilometragem.
Proteja o meio ambiente!!!!
Proteja o meio ambiente! Não use veículos a combustão.
Sem dúvida que essa é uma questão cada vez mais importante, usar veículos de energias alternativas. Mas está na hora de pensar seriamente o que fazer com as baterias em fim de vida no caso dos veículos eléctricos. Poucos se atrevem a falar no assunto porque as soluções são muito reduzidas e o impacto para o ambiente é muito elevado.
Concordo. Sei que derivado fóssil polui o ar mas porque a maioria que quer somente carro elétrico não diz qual será o destino não poluente das baterias que também terão de ser substituídas e estas são muito maiores que uma bateria usada atualmente no veículo a combustão?
O pobre que anda só de ônibus não estar preocupado em poluição se tiver um carro.
O melhor então é andar a pé!
Isso mesmo ande a pé ou de bike..pq carro elétrico no Brasil é para milionários..
Só que ele esqueceu de dizer que toda vez que se troca o óleo do motor,fica em torno de 20% do antigo óleo…e sempre será assim.
No caso de moto ao menos não precisa trocar juntos.
Exato isto é só pra vender
Kawakami, o óleo novo se contamina na primeira que vez que passar pelo filtro, portanto, tem que trocar, caso contrário, você vai reduzir a vida útil do óleo, item muito mais caro que o filtro e que polui mais. Se quer preservar p meio ambiente, Troque os dois juntos. Só p constar, sou mecânico de avião.
Vc está misturando alhos com bugalhos
Nada a ver o seu comentário..
Mecanica é uma coisa..ecologia é outra..carro e meio ambiente nunca combinaram..sugirobq o senhor ande de bicicleta..
Que é melhor, ja sabiamos. Poderiam responder tecnicamente, a respeito dos prejuizos da quantidade de oleo sujo que permanece no carter? Para escrever essa besteira, estagiário….
E troque o de ar e combustível tbm. A enorme maioria das pessoas só vai trocar óleo uma vez ao ano, no máximo duas vezes. Não faça economia porca.