OBD2: fonte de informações, mas também de picaretagens
O OBD2 pode ser um importante aliado dos motoristas, mas também pode ser utilizado para aplicação de golpes. Cuidado com a picaretagem!
O OBD2 pode ser um importante aliado dos motoristas, mas também pode ser utilizado para aplicação de golpes. Cuidado com a picaretagem!
O que é OBD2? Uma espécie de tomada de presença obrigatória sob o painel, ao lado da coluna de direção, em todos os automóveis fabricados a partir do ano 2000.
Pelo OBD2 pode-se diagnosticar problemas que ocorrem no automóvel, não só para que sejam reparados pela oficina, mas também para donos de veículos.
Eles também podem adquirir dispositivos que se encaixam no OBD2 e que informam ao motorista – por Bluetooth para um aplicativo de celular – os problemas presentes no carro, evitando assim que sejam enganados por mecânicos desonestos.
Nada como chegar na oficina já ciente do problema apontado na tela do celular e solicitar exatamente o reparo lá indicado.
VEJA TAMBÉM:
Mas tem também a pi-ca-re-ta-gem: são oferecidos também dispositivos que se conectam ao OBD2 para alterar os padrões originais de funcionamento: o freguês pode optar entre aumento de potência, redução de consumo e outras mágicas do gênero.
Pura pi-ca-re-ta-gem…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sou pós graduado em Engenharia Automotiva, esse autor tem alguma coisa contra os reparadores só pode. Outra coisa , qualquer anomalia na combustão do motor afeta diretamente a sonda lambda emitindo DTC sobre emissões. Se basear em no código de falha do scanner , pode preparar tonelada de sondas lambda. A sonda é apenas quem está sentindo o problema, mas a causa raiz tem que ser investigada. E para investigar, o veículo tem que ser instrumentado e mensurado.
Falar que o dono alterar as “configurações” do próprio veículo é picaretagem é um tanto quanto algo ignorante de se dizer… Muitos carros saem de fabrica com instrumentos desativados simplesmente porque as concessionárias querem vender versões diferentes para ganhar mais dinheiro! A possibilidade de liberar todas as funções do carro não é picaretagem e sim algo justo para quem desembolsou dinheiro para a conquista do bem..
Aumentar a potência apenas inserindo um novo mapa de combustão na central pode sim aumentar a potência específica do motor… pode-se ajustar também diversos outros parâmetros como sensibilidade & reposta dos aceleradores eletrônicos e etc… nada de picaretagem… o dinamômetro é a prova disso. Só mexer com profissionais de verdade, nada de curiosos e ‘manoleiros’ de oficina da equina. Mais barato que chipar o carro.
concordo em partes, essa questão de equipamentos de desempenho realmente é algo complicado de se fazer pelo obd2.
mais incentivar o cliente a usar um app de celular e conector obd2 para que ele possa levar o problema ja certo ao mecanico é falha grave, não se troca peça baseado apenas na informação de um dtc no scanner, pelo falo que muitos componentes são prejudicados por outros sensores ou mecanismos que estão trabalhando errado, o scanner é apenas um caminho a ser seguido não um dedo duro de problema, cuidado com a publicação que possa gerar desconforto de cliente e reparador.