Óleo do motor acima do nível na vareta: coisa boa não é!

O virabrequim fica alojado no cárter junto com o óleo do motor; esse componente pode sofrer problemas graves se o fluido estiver acima do nível

Por Boris Feldman31/10/19 às 06h15

Entender porque o nível do óleo do motor não pode estar abaixo do mínimo marcado na vareta é fácil: porque vai faltar óleo para a lubrificação. Mas por que é prejudicial também o óleo ficar acima do nível máximo? Não vale a ideia do quanto mais, melhor? Negativo!

Porque o cárter, onde o óleo fica depositado, abriga também o eixo virabrequim, que gira junto com o motor e fica logo acima do óleo lubrificante. Ora, se o óleo estiver em um nível muito elevado, vai haver uma interferência entre um e outro. Sendo assim, o virabrequim vai bater no óleo.

E o primeiro problema é que o óleo vai prejudicar o livre movimento do eixo virabrequim. O segundo é que o virabrequim batendo no óleo vai agitá-lo e criar espuma. E se chega espuma nas partes a serem lubrificadas, adeus motor.

óleo do motor nivel vareta
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 4,50 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Ricardo 31 de outubro de 2019

    Tenho um gol G4,levei ao mecânico para trocar o óleo,depois disso,ficou acendendo a luz do sensor de óleo,disseram que era o cebolim,me informaram também, perguntaram quanto de óleo o mecânico havia colocado,disse três litros e meio,disseceram está errado,o gol G4,pega 4litros e meios,é verdade,não sei quanto é,me diga aí,quantos litros realmente,tem que colocar no gol G4?

    • Avatar
      Éric Chiconatto 31 de outubro de 2019

      Conferir sempre o manual!!!

Avatar
Deixe um comentário