É normal óleo do motor baixar na vareta? Quanto?

O nível do óleo do motor está baixando misteriosamente lá no cárter. Será que é algum vazamento ou é normal baixar um pouco?

Por Boris Feldman12/09/19 às 21h00

Tem muito motorista que se assusta quando puxa a vareta do óleo do motor e vê que o nível está lá embaixo. É normal ou não?

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.  Mas, e se o motor estiver mais rodado, com alta quilometragem, já passou de 60, 70 mil ele está se aproximando os 100 mil quilômetros, é normal a queima um pouco maior que pode chegar até a um litro cada mil quilômetros.

E aí já pode até aparecer uma fumacinha branca lá pelo cano de descarga. O que não é normal é um motor novo queimar um litro a cada 1.000 ou 2.000 quilômetros. Porém, é sempre bom verificar se o nível está baixando ou está sendo provocado por um vazamento em algum ponto do motor.

óleo do motor baixando
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário