Óleo do motor baixar e ficar escuro é sinal de problema?

Se o óleo estiver escuro e o nível baixar, quer dizer que está na hora da trocá-lo ou que há algo errado com o motor?

Por Boris Feldman23/12/18 às 20h30

Se o óleo do motor baixar um pouco e ficar preto, isso pode ser sinal de que há algo de errado acontecendo? Não é bem assim, veja porquê:

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor do nosso AutoPapo diz que recebeu a seguinte dica a respeito do óleo do motor: são duas as maneiras de verificar a sua qualidade:

– A primeira é se baixa o seu nível no cárter;

– A segunda é se ele fica preto depois de ter rodado algumas centenas de quilômetros.

E veja só: são duas dicas completamente sem sentido, porque uma pequena fração do óleo do motor vai sempre ser queimada no momento da combustão. Então, baixar o nível é normal, pra isso é que se tem a vareta de verificação. O que não pode é baixar muito além do que diz o manual do proprietário.

Quanto ao óleo ficar preto, é rigorosamente normal, ele só é transparente quando é colocado novinho no motor. Depois que se roda algumas centenas de quilômetros, ele tem mesmo que ficar escuro, quase preto.

óleo do motor baixando
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Enilton 23 de dezembro de 2017

    Olá Boris, objetivo e claro no esclarecimentos, parabéns ! Tirando dúvidas que viram mitos urbanos.
    Outra informação importante para quem não tem o manual em mãos é a identificação da especificação e quantidade de óleo correta para fazer uma boa pesquisa e não arriscar colocar o lubrificante incorreto. Pode ser útil para outros cliente, no site https://www.webgarage.com.br/ tem é possível identificar rapidamente a viscosidade correta para seu carro. Abs

Deixe um comentário