Óleo do motor muito escuro é um mau sinal?

No posto, o frentista, ao verificar o nível do óleo do motor, faz um diagnóstico assustador: pela cor do óleo seu motor está prestes a fundir! Será?

Por BORIS FELDMAN06/06/18 às 19h30

A troca do óleo do motor, apesar das recomendações no manual do automóvel, sempre traz dúvidas e palpites errados. Principalmente quando alguém resolve avaliar o momento de troca apenas pela cor desse lubrificante.

[TRANSCRIÇÃO]

É impressionante como não falta gente falando besteira, quando o assunto é a manutenção do automóvel, até quando se para no posto para abastecer. Veja a cena: o frentista solícito, vem logo oferecer a prestação de serviços como lavar o para-brisa e os faróis, completar os níveis de líquidos, e costuma puxar a vareta que indica o nível do óleo no cárter do motor. Aí ele leva até a janela e mostra para o motorista,”olha aqui como o óleo do motor está negro, já passou e muito da hora de substituí-lo, seu motor está correndo o risco de fundir”, diz o frentista.

Quer saber? Conversa pra boi dormir! O óleo do motor só é transparente quando está novinho, quando está sendo colocado no motor. Depois que roda alguns quilômetros ele tem mesmo que ficar escuro, negro, sinal de que está cumprindo sua função de lubrificar. O óleo do motor se troca, ou por quilometragem ou pelo prazo vencido.

óleo do motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário