Óleo Start and Stop é PI-CA-RE-TA-GEM!

O óleo deve ter suas diferenças em relação ao tipo de motor, não ao veículo que pode até ter o mesmo propulsor que outros estilos

castrol magnatec stop start portal
O que se deve levar em conta são as especificações do lubrificante para o motor (Foto: Castrol | Dilvulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/11/2022 às 20h02

Comentei recentemente sobre o óleo Magnatec SUV, da Castrol, marca das mais respeitadas no mundo. Mas óleo para SUV, na minha opinião, não passa de uma PI-CA-RE-TA-GEM, pois motor de SUV é o mesmo de outros veículos.

VEJA TAMBÉM:

E um ouvinte me chamou atenção para um outro óleo, o Magnatec Stop and Start que é a Castrol diz que é projetado para o trânsito urbano. Para o “para” e “anda”. O nome insinua ser adequado para um dispositivo que liga e desliga os motores, chamados start-stop e que já vem em muitos carros.

Mas o principal desgaste do motor é ao ser ligado depois de horas sem funcionar, quando a linha magnatec é vantajosa. Mas no para e anda, o motor já está aquecido e o óleo ainda não escorreu pro cárter.

Pra mim, o Stop and Start da Castrol é mais uma vitória dos marqueteiros sobre seus engenheiros. Pois cá pra nós, qual motor não é submetido ao para e anda do trânsito urbano?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 4 de novembro de 2022

Você se esqueceu de um detalhe técnico: o eixo virabrequim sofre muito a cada partida, ou seja, saída do repouso, sendo que em rotação de marcha-lenta ele está plenamente protegido contra o desgaste na referida rotação devido ao fato de ser um mancal hidrodinâmico.
Assim na minha opinião “Stop and Start” é mais prejudicial do que um motor sem esse recurso no quesito desgaste das bronzinas e colo de virabrequim, salvo melhor juízo.

Avatar
Deixe um comentário