Óleo Start and Stop é PI-CA-RE-TA-GEM!
O óleo deve ter suas diferenças em relação ao tipo de motor, não ao veículo que pode até ter o mesmo propulsor que outros estilos
O óleo deve ter suas diferenças em relação ao tipo de motor, não ao veículo que pode até ter o mesmo propulsor que outros estilos
Comentei recentemente sobre o óleo Magnatec SUV, da Castrol, marca das mais respeitadas no mundo. Mas óleo para SUV, na minha opinião, não passa de uma PI-CA-RE-TA-GEM, pois motor de SUV é o mesmo de outros veículos.
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E um ouvinte me chamou atenção para um outro óleo, o Magnatec Stop and Start que é a Castrol diz que é projetado para o trânsito urbano. Para o “para” e “anda”. O nome insinua ser adequado para um dispositivo que liga e desliga os motores, chamados start-stop e que já vem em muitos carros.
Mas o principal desgaste do motor é ao ser ligado depois de horas sem funcionar, quando a linha magnatec é vantajosa. Mas no para e anda, o motor já está aquecido e o óleo ainda não escorreu pro cárter.
Pra mim, o Stop and Start da Castrol é mais uma vitória dos marqueteiros sobre seus engenheiros. Pois cá pra nós, qual motor não é submetido ao para e anda do trânsito urbano?
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Você se esqueceu de um detalhe técnico: o eixo virabrequim sofre muito a cada partida, ou seja, saída do repouso, sendo que em rotação de marcha-lenta ele está plenamente protegido contra o desgaste na referida rotação devido ao fato de ser um mancal hidrodinâmico.
Assim na minha opinião “Stop and Start” é mais prejudicial do que um motor sem esse recurso no quesito desgaste das bronzinas e colo de virabrequim, salvo melhor juízo.