Óleo: por quê na concessionária
Ao levar seu carro novo para as revisões obrigatórias, a concessionária permite que a troca de óleo seja feita em outro lugar?
Ao levar seu carro novo para as revisões obrigatórias, a concessionária permite que a troca de óleo seja feita em outro lugar?
Você não quer perder a garantia do seu carro novo e o leva na concessionária para as revisões obrigatórias. Mas, para a troca de óleo, você acha desnecessário e questiona na concessionária se o óleo não pode ser trocado numa oficina, posto, ou numa “troca-de-óleo”. Você argumenta que, ao voltar lá, levaria o recibo ou a notinha fiscal, comprovando que a troca foi feita.
Algumas concessionárias, no passado, aceitavam este esquema. Hoje, nenhuma delas o aceita mais. E eu sou obrigado a dar razão às concessionárias. Por quê? Ora, elas sabem que o dono do carro está na melhor das intenções e fazer o possível para conservá-lo sem problemas.
Mas a dúvida da concessionária é outra, e procedente: Quem trocou o óleo? Foi uma empresa honesta ou desonesta? Foi colocado o óleo recomendado pelo fabricante ou outro de baixa qualidade? O óleo foi substituído mesmo? Com motor não se brinca e qualquer dessas pi-ca-re-ta-gens pode prejudicá-lo.
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Concessionária investe em
Treinamento
Equipamentos de última geração
Suporte técnico
Instrutura moderna …
Ferramentas especiais específicas
Então os camaradas leva os carros onde é mais barato.
Então quando dá um problema mais sério nos carros , onde os caras leva???
Na concessionária, ainda por cima , exige todo tipo de garantia , sendo q nem cumpre o plano de manutenção estabelecido pelo fabricante.
Não é a toa que as montadoras estão saindo do Brasil.
O Cliente brasileiro( não todos mas pelo menos os que comentaram neste posto) são
HIPÓCRITAS
Hipócrita??? Me conhece por acaso??? O que sabes da manutenção dos meus carros???
Bom, pelo português demonstrado, nada pode ser aproveitado nesse comentário… Provável “sabichão de carros” de teclado…
Não ia comentar essa matéria por achar muito polêmica, mas vá lá…
Na frase: …”Foi colocado o óleo recomendado pelo fabricante ou outro de baixa qualidade? O óleo foi substituído mesmo? “… vale o mesmo para a própria CCS!!!
Tive um exemplo à tempos atrás onde fui verificar se o nível de óleo tinha ficado ok no carro de minha irmã ao retirar da revisão e pasmem, o óleo e o filtro não foram trocados. E isso considerando que ela seguia o conselho do consultor e não se preocupava “em abrir o capô”, que somente deveria ser aberto por um mecânico da CCS!!! Claro que ela o fazia por saber que o irmão é o responsável pelos veículos da família, mas como saberia da falcatrua se não estivesse presente e fosse conferir alguns dias depois (onde o óleo provavelmente já estria mais escuro).
Em segundo lugar, quem já observou que nas CCS o óleo é mantido e reposto em tonéis (certamente mais baratos para a CCS)… Quem nos garante o tipo, marca, especificação do óleo ali depositado??? Claro, diriam a própria CCS através da nota fiscal… mas pode gerar a msm dúvida da frase citada , de todo jeito, prefiro eu mesmo escolher o melhor produto possível para os meus carros, utilizando sempre o que de melhor o mercado oferece. E claro, sob a supervisão direta em todas as manutenções, a fim de assegurar o valor investido e a correta manutenção dos meus “brinquedos de gente grande”.
Rodrigo, o tonel (200 l) de lubrificante que vc encontra na css vem lacrado da fábrica, esvaziou é substituido por um barril novo e acoplado a bomba com controle digital, serviço bem feito e sério.
Grato pela informação parceiro! Tomara que estejas certo, mas já vi em CCS Citroen tonel com logo Castrol, que não teria homologação pela montadora… reutilização do mesmo para baratear custos? Pode ser, mas não custava adesivar/pintar com a marca do produto (supostamente) vendido nehh…
De qualquer formar, prefiro adquirir o que de melhor está disponível em termos de lubrificação, acho u gasto mínimo se considerar a economia e/ou adiamento em manutenções mais pesadas no motor. Ainda no exemplo dos franceses, o melhor produto indicado, um Total 0W30, ainda é comercializado somente em frascos de 1l (e, pelo custo, duvido que alguma CCS o utilize nas revisões, apesar de recomendado pela montadora).
Abs
Concessionária vende o óleo bem mais caro que o resto do mercado, então em que pese o fato de questionarem se trocou e qual óleo colocou (o que seria contraposto com o cupom fiscal como se colocou no início do texto), a maior questão é por faturarem na venda do óleo.
Breno, regra básica pra quem tem carro ainda no período de garantia, faça absolutamente tudo no serviço autorizado até mesmo a instalação de autoradio ou mesmo sensor de estacionamento. Pague mais caro, mas troque o óleo e filtros do motor na autorizada.
Prezado Gilson: A viscosidade recomendada pelo fabricante é baseada em diversos fatores ( precisão na ajustagem das peças móveis, nível de esforço mecânico característico do motor, etc) . Um destes fatores são as CONDIÇÕES CLIMÁTICAS onde o veículo será comercializado ! Parece mentira, mas é absolutamente verdadeiro !! ( só para ilustrar: se este mesmo Ford KA , fosse vendido na Islandia, o óleo recomendado seria o 0W – 10 ( ZERO, isso mesmo ) porque lá a temperatura média é de cerca de 2 graus positivos no verão e 10 negativos no inverno ! Então, recomendo que vc siga a recomendação do fabricante. ( se sua cidade for muito quente sugiro que voce possa optar também pelo 10 W 30 , que também atende perfeitamente. )
Pelo contrario…. no meu Ka fiz as 3 da garantia na concessionaria, na quarta resolvi levar numa loja de confiança, verifiquei no manual e existe 2 recomendados, 5w20 e 5w30, sendo que o 5w20 recomendado para um melhor consumo (antes de trocar, me certifiquei que o óleo possuia a WSS M2C948 A/B). Utilizei o 5w20 e em uma semana o consumo melhorou absurdamente (em uma semana pagou a diferença de preço pro 5w30)!!! Fui olhar a nota das manutenções e a Ford usou 5w30 nas manutenções deles (e cobram caro!). Ou seja, nem sempre eles fazem o melhor…. foram pelo que da mais lucro (uma vez que os valores da revisão são fixos)….
Concordo plenamente com as palavras do amigo
Boris. Estou com meu primeiro carro zero. Sempre qdo ia ao mecânico conversava sobre ruídos e coisas que incomodam. Geralmente é perto de casa e aquela passada é mais frequente. Agora fazendo tudo na css pra não perder garantia tenho q me adaptar a um intermediário entre eu e o mecânico, o qual fica filtrando os assuntos, não leva todos os ptoblemas, a cada revisão é desgastante pra mim não poder ver e debater o q eu suponho ser problema. Até qtos km vc acha razoável fazer revisão na css, ja que eu acho q por mais educado que esse intermediário seja o atendimento não me atende como eu gostaria. Podem dizer que é coisa de pobre que nem ligo.
José, faça como eu, trabalhe com Autorizadas que permitam vc entrar na oficina e acompanhar o serviço. Dentro da mesma rede e na mesma cidade há empresas que permitem e outras não. Eu tive um Up que na revisão programada incluí o rodizio e alinhamento, fiquei do lado de fora esperando, eu não podia entrar na oficina, tiravam a gente a tapa lá dentro, me informaram que estava pronto e que sairiam pra testar; 5 min depois passa o meu carro com a roda suja de pó de pastilha ainda instalada na dianteira qdo eu havia solicitado o rodizio; sem suma, mandei voltar e refazer o alinhamento depois do rodizio executado. Eu acompanho sempre o que fazem no meu carro, se não me deixam acompanhar eu mudo de oficina nem que seja em outra cidade.