Precisa trocar os discos de freio junto com as pastilhas?
Trocar as pastilhas de freio exige a substituição do disco? Cuidado, não caia nessa PI-CA-RE-TA-GEM. Eu explico aqui o que deve ser feito
Trocar as pastilhas de freio exige a substituição do disco? Cuidado, não caia nessa PI-CA-RE-TA-GEM. Eu explico aqui o que deve ser feito
Em uma longa lista de componentes do automóvel com vida útil limitada, e que devem ser necessariamente substituídos, como embreagem, pneus, amortecedores, óleos, velas e outros, estão as pastilhas de freios.
VEJA TAMBÉM:
Elas são produzidas com um material, digamos, macio, pois quando se aciona o freio elas se atritam contra os discos de aço, e, portanto, sua vida é limitada.
Mas cuidado com a PI-CA-RE-TA-GEM! Pois a troca das pastilhas não implica automaticamente na troca dos discos de freio, que duram muito mais que as pastilhas.
Se não apresentam nenhum empenamento, deformação ou sulcos profundos provocados pelas pastilhas, eles podem continuar. Nem que seja necessária uma pequena retífica para restaurá-los.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Troquei os discos de freio e coloquei as pastilhas usadas, pois as mesmas estavam grossas. Porém, dias após ficou um ruído na roda esquerda. Ao ver o disco apresentou um leve empeno. Será que foi por ter usado as pastilhas velhas e com alguma irregularidades?
Meu Clio usou 3 jogos de pastilhas em 100 mil km e uma troca de disco apenas. No Peugeot 408 foram 4 jogos em 130.000 km e os discos ainda estão dentro do padrão estabelecido(original). Detalhe, fiz uma retifica de disco em cada um dos modelos. É só cuidar nas frenagens que dura direção defensiva.