Perigo: tecla de recirculação do ar-condicionado

Botão que evita troca de ar entre a cabine e o ambiente externo pode causar fadiga

Por BORIS FELDMAN20/02/18 às 15h30

Tem muito motorista (a rigor, a maioria) que não lê o manual do automóvel. Também pudera, o livro está virando um verdadeiro calhamaço… O pior é que muitos motoristas desconhecem a função de certos botões de comando do painel, alguns muito importantes. Um que pode até ser perigoso se acionado indevidamente é a tecla de recirculação do ar-condicionado.

Por que apertar essa teclinha e deixá-la ativa pode ser um perigo? Quando se interrompe a troca de ar com o ambiente externo, os passageiros vão respirando apenas o oxigênio do interior do carro e expelindo gases nocivos ao organismo. Esses gases, distribuídos pela cabine, voltam para o corpo e podem provocar, entre outros problemas de saúde, fadiga ou sono. Muitos motoristas nem imaginam, mas já dormiram ao volante por causa desse botão acionado durante horas.

Entenda como funciona a recirculação

A chave fica junto às outras de comando do sistema de ar e se caracteriza pelo desenho de uma seta fazendo curva. Sua finalidade é evitar a troca do ar de dentro do carro com o ambiente externo. Ela pode ser utilizada principalmente em dois casos:

Manter a tecla de recirculação do ar-condicionado ativa por muito tempo pode causar fadiga nos motoristas. Isso acontece porque o botão cessa a troca de ar entre o ambiente externo e a cabine.

Primeiro, quando o carro está muito quente: aciona-se a recirculação para acelerar o processo de refrigeração. Fácil de compreender: se o aparelho puxa o ar externo, que está quente, demora-se mais para resfriar o interior do carro. Acionando a recirculação, o sistema puxa o ar interno, de dentro da cabine, que já está se resfriando e entra no aparelho com temperaturas mais baixas.

Outra possibilidade de ativar a tecla de recirculação é para eliminar a troca numa região com muita poeira, ar contaminado de minério, por exemplo, ou no caso do veículo estar numa estrada próximo a um caminhão soltando muita fumaça. Nesse caso, o botão funciona para evitar que o ar externo venha para o interior do carro carregando parte desta sujeira, o que não se evita totalmente mesmo com os filtros de cabine.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

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  • Taylor 8 de julho de 2018

    Tema idiota.Voces já viram alguma entrada de ar em um cômodo com ar condicionado ligado? no seu quarto por exemplo.Se o carro ficar com a recirculação desligada o ar condicionado não gela.Todos já sabem que o ar condicionado tem seus males,e respirar o mesmo ar é um deles.Imaginem o compressor do ar condicionado ser capaz de gelar instantaneamente um ar quente de entra a 40 graus…..Quem escreveu a notícia foi infeliz.

    • Ivan de Carvalho Costa 19 de agosto de 2018

      Imbecil é você que acha que em um quarto com uma média de 6m², tem o mesmo nível de oxigênio de um carro, além do mais, o quarto existem vãos, como cantos de portas, passagens micros pelas janelas e dentre outras, vai estudar um pouquinho garoto

  • Cleiton Reis 21 de março de 2018

    Olha é um assunto o tanto quanto complicado de definir essa ou aquela maneira mais correta de usar a refrigeração interna do carro. Acho que a matéria exige cuidado e ponderações quanto aos momentos e locais corretos de usar. Devemos ter em mente que cada situação determinará a melhor estratégia a ser usada. Primeiro se o carro está muito quente por ter ficado exposto ao Sol, sabemos que o Veiculos é composto de varios materiais diferentes que ao sofrerem a ação do calor eles liberam odores fortes que sendo inalados aos poucos geram problemas de saúde. Então nesse caso acredito que o ideal seja manter o botão de reciclagem ligado para um resfriamento mais rápido, deixando os vidros um palmo mais ou menos abertos para ajudar a sair aquele bafo de calor que fica. Após esse processo que sentir a diminuição da temperatura é bom que desligue o botão de reciclagem por uns 5 minutos mais ou mesmos para que o sistema puxe ar novo e faça essa troca evitando assim que continue respirando o mesmo ar contaminado com os odores dos plásticos e borrachas que tem dentro do veículo. Agora é se estiver rodando em um local de muita poeira, poluição de gás carbônico liberados pelos escapamentos dos veículos, mau cheiro de esgoto a céu aberto, carro de lixo etc, é lógico que o ambiente interno de seu carro com o botão de reciclagem ligado é a melhor opção. Pior do mau cheiro externo só se alguém soltar gases flatulentos dentro do carro, aí amigo corre e abre as janelas kkkkkkk….

  • David Monteiro 25 de fevereiro de 2018

    Muito bom o assunto. Mas pra quem vive em grandes cidades, que vivem em engarrafamentos, qual seria a melhor alternativa? Pois quando desligo a recirculação do ar, a fumaça dos carros entram na cabine. Aí vem outra pergunta, qual seria mais prejudicial? A recirculação, ou o ar cim cheiro de fumaça dentro da cabine?

  • Elver 21 de fevereiro de 2018

    Não entendi direito. Ele faz a reciclagem do ar quando está ligado ou desligado. Tenho um Stepway e quando aciono o botão ele indica: Reciclagem ativada. Mas parece que o texto diz o contrário.
    Obrigado.

    • Kelly 21 de fevereiro de 2018

      Pelo que entendi, quando o botão está acionado (a recirculação do ar-condicionado está ligada), o ar que está no interior do veículo permanece “preso” dentro dele. Não há troca desse ar com o ambiente externo. É sempre o mesmo ar que circula entre o interior do veículo e o ar-condicionado. No entanto, quando o botão está desligado, há a troca do ar entre o interior e o exterior, ou seja, o ar de dentro é sempre substituído pelo de fora. Como citado no exemplo, se você estiver atrás de um caminhão soltando muita fumaça, você aciona o botão de recirculação do ar-condicionado para que o ar externo com a fumaça não entre no veículo. Espero ter ajudado.

      • Sergio Roquette 8 de julho de 2018

        Exatamente.

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