Devo pisar na embreagem ao ligar o carro?

Boris explica a importância de acionar o pedal de embreagem ao dar a partida no veículo.

Por BORIS FELDMAN22/10/17 às 17h48

Boris explica a importância de acionar o pedal de embreagem ao dar a partida no veículo.

Quem tem automóvel com câmbio-automático sabe que nem adianta tentar ligar o motor se a alavanca não estiver no P de parking ou N de neutro, para se evitar de ligar o motor com o câmbio engatado, porque o automóvel poderia dar um salto para frente e para trás, o que poderia provocar, como já provocou, acidentes.

Além disso, alguns automóveis importados com câmbio manual também exigem do motorista pisar na embreagem para que ele possa acionar o motor.

Com o mesmo propósito de evitar que ao ligar o motor, se o câmbio estiver engatado, o automóvel dê um pulo e provoque um acidente. Esse bloqueio do motor de arranque, caso o carro esteja com o câmbio engatado, é lei nos Estados Unidos.

Mas além do aspecto da segurança, obrigar o motorista a pisar na embreagem ao dar o arranque tem outra vantagem: de desacoplar completamente o motor do câmbio, reduzindo o esforço da bateria e do motor de arranque.

embreagem

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • GILMARA DE FREITAS CARVALHO 3 de março de 2018

    Por isso é necessário verificar ou colocar o câmbio no ponto morto !

  • Hugo 17 de fevereiro de 2018

    Surgiu uma ????? E moto, se eu apertar a embreagem adianta em alguma coisa?

Deixe um comentário