Pneu deslocado causa problemas na direção do carro

O pneu deslocado é proveniente de um problema entre a banda e a carcaça, fazendo a direção trepidar apenas em baixa velocidade

Por BORIS FELDMAN15/10/18 às 19h30

O pneu deslocado causa uma pequena oscilação no volante. Isso confunde alguns motoristas que acreditam ser um problema de balanceamento das rodas.

[TRANSCRIÇÃO]

Aparecem alguns defeitos no automóvel que o motorista percebe, mas não identifica a origem. Um deles é quando o volante, com o carro em baixa velocidade, começa a oscilar ligeiramente de um lado para o outro. Mas, quando se aumenta a velocidade do carro, esse balançado, essa ginga do volante desaparece. Atenção, pois não se trata daquela trepidação do volante, típica do desbalanceamento das rodas.

Esse balançar do volante pra lá e pra cá, em baixa velocidade, é provocado por um defeito de fabricação do pneu. É quando se diz que a banda de rodagem está deslocada. Isso porque há um problema de aderência entre a banda e a carcaça. Se o motorista perceber essa irregularidade, convém levar o automóvel a uma loja especializada para se fazer uma avaliação técnica com sua possível substituição. Lembre-se: pneu é item segurança e com segurança não se brinca!

Pneu deslocado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Antonio Carlos 16 de outubro de 2018

    Faz muito tempo, quando tinha um Focus de primeira geração que apresentou este defeito, pneus deslocados. Tive que trocar todos os quatro.

Deixe um comentário