Pneu: errado conferir apenas as medidas
Chegou a hora de trocar o pneu do carro. Conferir a medida ao comprar um novo é importante, mas não deve ser o único critério de escolha
Chegou a hora de trocar o pneu do carro. Conferir a medida ao comprar um novo é importante, mas não deve ser o único critério de escolha
Componentes de reposição de um automóvel tem pelos preços variáveis no mercado, mas tudo depende também da qualidade e das características. Bom exemplo é no momento de comprar pneu de reposição.
E um dos enganos de quem o compra é achar que basta encontrar o pneu com a medida correta. Se o pneu do carro for, por exemplo, 175×65 R15, outro que tenha exatamente estas medidas vai caber na roda. Mas nem sempre é o indicado para aquele modelo.
– Tem um número (97, por exemplo) que indica o peso que ele deve suportar.
– Outra indicação é a letra (Y, por exemplo) que indica a velocidade máxima daquele pneu.
– E também o DOT, os dígitos que indicam semana e ano que ele foi produzido. Se o DOT é 1321, significa ele ter sido produzido na 13ª semana de 2021. Faça as contas, pois a durabilidade máxima é de seis anos. Se ele já tiver três ou quatro anos de fabricação, não o adquira, pois vai durar apenas dois ou três anos em boas condições.
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Finalmente, no Brasil não é obrigatório, mas alguns pneus de exportação registam uma durabilidade referencial, em relação a um padrão que é 100. É o “treadwear”, que varia de 80 a 600. Quanto maior, melhor…
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Gostei muito de saber sobre comprar pneus novos, sobre medidas durabilidade , fabricação datas de vencimento,e capacidade de carga .