Pneu é que nem remédio: não usou, perdeu
O composto de borracha tem prazo de validade e, depois de um determinado período, há riscos de acidente, pois ele pode estourar
O composto de borracha tem prazo de validade e, depois de um determinado período, há riscos de acidente, pois ele pode estourar
“Comprei meu carro 0 km há 7 anos”, diz um leitor. “Como eu ando muito pouco, o carro acabou de passar dos 20 mil km rodados, entretanto já vieram me aconselhar a trocar os pneus que estão ótimos e ainda tem mais da metade da borracha na banda de rodagem”.
Pois é, mas pneu é igual remédio: eles expiram, tendo sido utilizados ou não. E o prazo máximo em que eles mantêm suas características e aderência no asfalto é de 5 a 6 anos.
VEJA TAMBÉM:
Passou disso? Eles já não têm um bom desempenho em freadas ou nas curvas; e depois dos 10 anos de fabricação, corre-se o risco de ter um pneu estourado em velocidades um pouco mais elevadas, qualquer que tenha sido a quilometragem rodada.
E o que é pior pro seu bolso é que não dá pra aproveitar nem o sobressalente – ainda que ele não tenha jamais tocado no asfalto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Grandes merd# se você usa bastante até gastar, falam que é perigoso andar com pneus careca, agora se você está calçado de pneus, mais só porque eles estão a anos sem rodar falam que é perigoso também? AFF é duro ter um carro no Brasil né, vai dinheiro que nem água. E ainda recomendam coisas bem estranhas e bem desnecessária só para fazer você torrar seu dinheiro. Não caia nessa, mantenha seu carro do jeito que você quiser!
Concordo que não se deve confiar em pneus com muito tempo de fabricação. Tipo 10 anos. Mas a matéria confunde garantia com validade. Nenhum fabricante de pneus fala em prazo de validade. Entrem nos sites de alguns e comprovem. Se eu fosse um conspiracionista, desconfiaria da honestidade de quem apregoa isso de validade de pneu.