Pneus de perfil baixo são menos resistentes às ‘crateras’
Quando passamos com um carro com pneu de perfil baixo em um buraco no asfalto, por segurança, é preciso examinar os pneus assim que possível
Quando passamos com um carro com pneu de perfil baixo em um buraco no asfalto, por segurança, é preciso examinar os pneus assim que possível
O pneu de perfil baixo tem a banda lateral reduzida e dá até mais estabilidade ao carro. Mas ele corre sérios riscos aqui no Brasil, devido às crateras asfálticas.
[TRANSCRIÇÃO]
Nos últimos anos, as rodas dos automóveis voltaram a crescer. Não tanto quanto antigamente, pois os primeiros automóveis tinham rodas gigantescas, herdadas de carroças, de carruagens. Mas de 13, 14 ou 15 polegadas de diâmetro, elas cresceram para 16, 17 até 19 polegadas. Como consequência, quanto maior a roda, menor o pneu. E surgiu então o pneu de perfil baixo, o pneu com a banda lateral bem reduzida. Com a vantagem de dar mais estabilidade ao carro, e visualmente mais interessante.
Mas o pneu de perfil baixo tem pelo menos duas desvantagens, primeira: ele torna o carro mais duro, menos confortável para os passageiros. Em segundo lugar, ele ter uma propensão maior a se danificar quando passa em buracos, aqui no Brasil, nas crateras asfálticas. E quando isso acontece, a recomendação é imediatamente examinar as bandas laterais dos pneus.
Porque no caso de um dano interno, de um rompimento da carcaça do pneu, aparecem umas bolhas que podem provocar o estouro do pneu depois de alguns quilômetros rodados. E atenção, pois há bolha pode não estar na banda externa, mas na banda interna do pneu, que não dá para ser percebida de fora do carro. E pra checar só deitando debaixo do automóvel ou o levantando num elevador.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não entendo essa tara absurda por pneus de perfil baixo. Até SUV hoje em dia tem pneu com perfil mais baixo do que um compacto mais antigo. Só dá dor de cabeça!
Aqui em SP, precisamos de Jipes lunares e não de automóveis. E o poder público quer que nos danemos.
Realmente!
O perfil aro 19 é uma meleca, com a qualidade dos nossos bueiros que ficam no meio da rua e muito abaixo do nível do asfalto, aqui no RJ. Acaba “comendo” a roda. Difícil ficar de olho nos buracos, bueiros, tampas de ferro seja ela elétrica, ou de telefone. Enfim, decepcionada.
Não é um comentário e sim uma dica :
entre comprar um TIGGO2 automático ou um T5 ou T4 da JAC qual seria sua orientação?