Pneu com perfil maior pode ser colocado no carro?

Mudar o tipo da rodagem do pneu pode te dar um conforto maior, mas pode haver algumas inconveniências na hora de rodar com o carro

Por BORIS FELDMAN02/11/18 às 19h30

Trocar o tipo de pneu do seu carro tem vantagens e desvantagens. Confira aqui quais são elas:

[TRANSCRIÇÃO]

Dois ouvintes fazem a mesma pergunta: Posso trocar um pneu, que originalmente é 195 por 55 para um pouco mais alto, 195 por 60, um quer saber. E outro, 195 por 65, um pouquinho mais alto ainda. E com isso, elevando todo o automóvel. E a resposta é positiva. Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências:

Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade. E em segundo lugar, quando se muda o diâmetro total, roda mais pneu (exatamente o que eles pretendem fazer), vai haver uma distorção no velocímetro e no odômetro, vão marcar errado. Sem grandes problemas, até o carro passar por um radar que flagra velocidade.

Pneu
Arte | André Almeida

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fabio 2 de novembro de 2018

    Olá. Agora, gostaria de saber se trocando o mesmo pneu 195 por 55 por outro com 205 por 55, quais seriam as vantagens e desvantagens?

Deixe um comentário