Pneus e consumo do carro estão interligados: entenda como

Alterar largura e altura dos pneus podem influenciar positivamente e negativamente no consumo do carro. Entenda mais nesta matéria

pneu bravo photoshop
Pneu traseiro do carro em detalhe (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/05/2020 às 07h30

Sabia que os pneus também influem no consumo de combustível? Vamos começar pelo mais importante, que é calibragem. Se a fábrica diz 28 libras e seu carro está rodando com 26, 25 libras, pode anotar aí um consumo de cerca de 5% a mais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Se você tem opção de colocar um pneu mais estreito ou mais largo, o mais largo dá um visual mais bonito para o carro e o torna mais estável. Em compensação, é maior o atrito do pneu com o piso, e quem tem que vencer esse atrito a mais é combustível a menos no tanque.

Finalmente, se o seu carro veio equipado com os pneus chamados ‘verdes’ – não porque tenham essa cor, mas pela ecologia. Porque eles são projetados para redução de consumo e de emissões. Eles custam um pouquinho mais caro, mas vale a pena o investimento.

Etiqueta do Inmetro nos pneus informando sobre sua durabilidade e influência no consumo do carro
Pneus ‘verdes’ são uma boa alternativa para evitar maior consumo e emissões do carro (Foto: Andre Willis | AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 15 de setembro de 2023

Ao aumentar a área do pneu em contato com o solo (ex. Do pneu mais largo) o atrito não aumenta. Atrito não tem relação com área. Nesse caso específico, o atrito pode aumentar ligeiramente pela massa adicionar.

Avatar
ANDRÉ TIETZMANN 11 de novembro de 2021

Bom dia….Percentualmente quanto reduz no consumo adotando-se um pneu 10mm mais estreito e respeitando-se o diâmetro original dos pneus? ( Na verdade em torno de 1% de variação no perímetro)…

Avatar
Mário Gameiro 2 de junho de 2020

Boris .. quando trocamos os pneus de um carro , p.ex. , de aro 175/70 13 para 175/70 14 …. aumenta muito o consumo do veículo ????

Avatar
Gustavo 15 de setembro de 2023

Ao aumentar o diâmetro, aumenta tb o torque requerido para realizar movimento em seu carro e consequente irá aumentar força que o motor tem que exercer (energia = consumo). Outro ponto é que, se o carro tiver computador de bordo, mas marcações não serão mais reais (o que ocorre para o odômetro tb) – a marcação de consumo será maior, além do consumo real que já está maior, e velocidade menor em relação a real (deve-se ficar atento nos radares!)

Avatar
Pablo 28 de maio de 2020

Na vida real os pneus verdes diminuem o consumo mas aumentam a distância de frenagem e vários modelos demonstram redução da estabilidade em pisos lisos e molhados quando comparados a um pneu comum…

Avatar
Deixe um comentário