Por que nossos carros custam tanto?
Preço de carros no Brasil é um assunto sempre muito debatido. Você têm noção do por que nossos automóveis custam tanto?
Preço de carros no Brasil é um assunto sempre muito debatido. Você têm noção do por que nossos automóveis custam tanto?
Eu não tenho procuração para defender fábrica de automóvel nenhuma, muito antes pelo contrário. Mas há que se colocar os pingos nos ‘i’s’, diante de tanta reclamação do preço elevadíssimo e que não pára de crescer dos nossos carros.
Diz-se que as fábricas extrapolam em sua sede por lucros. Mas se esquecem de que nossos impostos são os mais elevados do mundo. Que os encargos recolhidos ao governo sobre os salários estão também entre os mais altos do mundo.
E mais o chamado ‘Custo Brasil’, como por exemplo a energia elétrica ou o estado esburacado das estradas, que onera o transporte.
Além de uma elevação de custos enfrentada por todas as fábricas do mundo; representada pelos equipamentos eletrônicos de segurança obrigatórios pela lei ou pela concorrência, pelos quais se paga mais e mais em dólares. Este custo onera todos os carros do mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Exemplo simples… Veja o preco do honda city no mexico e aqui,… Ha alguns anos a diferenca de preco chegava a 50%… Valia ate a pena pagar um atravessador de navio e impostos de imporatacao e trazer de la… ( Aos mais corajosos claro)
O preço é alto porque o lucro é grande.se não fosse eles iriam embora do país.
Porque nós pagamos – se o peão se contentasse em ficar 6 ou 7 anos com o carro, mas não, fez 3 anos, da de entrada e ja paga mais financiamento….
O “Custo Brasil “ tem sua parcela de culpa, mas o mesmo carro fabricado aqui tem preço mais baixo em outros países, como já foi comentado.
Logo, há um outro componente nesta planilha mal explicado na matéria.
Como impostos, mão-de-obra, aço e outros insumos já foram precificados, só resta a margem das montadoras e a cega aceitação do brasileiro por preços tão extorsivos.
Que matéria rasa. Poderia comentar qual é a margem de lucro das montadoras aqui no Brasil e em outros países do Mercosul, pra onde nossos carros produzidos aqui são exportados e vendidos muuuuito mais baratos do que em nosso próprio país.