Prêmio Pinóquio de Ouro 2017

Nissan Frontier ganha o prêmio Pinóquio de Ouro

4 3
Por Boris Feldman
Publicado em 15/01/2018 às 12h28

Fim de ano é época dos prêmios, disto, daquilo, do carro do ano e tantos outros, mas
o AutoPapo prefere apontar a maior mentira do ano e revelar o vendedor do Prêmio Pinóquio de Ouro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em 2017, quem fez jus ao nosso
Pinóquio de Ouro foi uma japonesa, a Nissan, com a nova geração da sua picape
Frontier, moderna, estilosa e com uma mecânica de tanta qualidade que vai fabricá-la
também para a Mercedes, chamada pelos alemães de Classe X. Mas qual é a
mentira? É a Nissan anunciar suspensão traseira multilink ou de braços múltiplos e,
para isso, ela teria que ser independente. A Frontier, pelo contrário, tem um baita eixo
rígido lá atrás ligado aos chassis por braços múltiplos, mais nada. E, olha, ao contrário
da maioria das picapes com mola semielípticas, a Frontier tem helicoidais na traseira,
que conferem um bom desempenho no asfalto e na terra, mas muiltilink é que ela não
é.

A Frontier é moderna, estilosa, tem bom acabamento, espaço interno e um belo projeto mecânico que contempla motores diesel e gasolina, tração simples e integral. Mas, qual é a mentira? A Nissan ter anunciado que a suspensão traseira da Frontier é do tipo multilink (de braços múltiplos). Para se enquadrar neste conceito, ela tem, necessariamente, que ser independente. A movimentação da roda de um lado interfere o mínimo na outra e procura manter ambas perpendiculares ao piso. Garante máxima aderência e estabilidade do veículo, sem prejuízo do conforto. Vários automóveis importados e esportivos oferecem esta suspensão. Alguns brasileiros como o Ford Focus e o VW Golf GTI também. Porém, o custo de produção é bem mais elevado.

tipos de suspensão
suspensão multilink x eixo rígido

Veja mais em Prêmio Pinóquio de Ouro

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário