Indícios de problema elétrico e estrada de terra

Saiba como o carro "avisa" que a bateria está prestes a morrer e o que pode causar a trepidação depois de uma voltinha por estradas de terra

Por BORIS FELDMAN20/04/18 às 11h33

Alguns problemas surgem no automóvel sem o menor aviso. Outros dão a dica de que tem contratempo vindo por aí. Mas, nem sempre o motorista entende o recado. Um deles é no sistema elétrico, quando a bateria pifa e o condutor diz: “Mas, eu tenho a certeza de que não tem duas horas que eu dei no arranque e ele virou normalmente, sem nenhuma manifestação em contrário. Como é que agora eu viro a chave e nem sinal da bateria?” Muitas vezes os indícios de que a bateria estava no “pau da goiaba” ou que existia problema elétrico ocorreram, mas o motorista não percebeu.

Boris comenta alguns indícios que o carro dá antes de apresentar um problema elétrico ou quando volta de ma viagem na estrada de terra.

O sistema elétrico emite sinalizações de que o problema já estava a caminho. E um deles é quando, à noite, ao se acelerar o carro parado (em ponto morto, por exemplo), a luz emitida pelo farol aumenta de intensidade, ilumina melhor sempre que se aumenta a rotação do motor. E, ao contrário, ao se tirar o pé do acelerador, ele reduz a intensidade.

Os faróis não devem oscilar sua intensidade de luz quando se varia a rotação do motor, pois é sinal de problema elétrico.

Na terra – O carro passa num trecho de terra e, ao voltar para o asfalto, o motorista percebe que, em velocidades mais elevadas, a direção começa a trepidar como se uma roda estivesse desbalanceada. Imagina que, na terra, pode ter caído um daqueles pesos de balanceamento colocados na beirada da roda e leva o carro para a oficina de alinhamento e balanceamento.

Perdeu tempo e dinheiro, caso a oficina não tenha escrúpulos, não explique o que aconteceu e ainda fatura algum desonestamente. Na verdade, é comum ocorrer a trepidação no volante provocada por uma pedra (ou torrão de terra) que se encaixou no sulco de um pneu. Resolve-se o problema em alguns segundos, pois basta parar o carro e remover a pedra…

Fotos | iStock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário