Óleo do motor: afinal, quando trocar?
Ao rodar em condições severas, vale ficar atento ao hodômetro no painel. Ele poderá indicar o momento certo da troca de óleo do motor
Ao rodar em condições severas, vale ficar atento ao hodômetro no painel. Ele poderá indicar o momento certo da troca de óleo do motor
O dono de um carro que roda sempre numa grande cidade, com o trânsito sempre congestionado, precisa tomar muito cuidado com a troca de óleo do motor. Porque com o carro parado, o motor está funcionando, mas o odômetro, que indica a quilometragem rodada, está quieto.
Ora, se o manual recomenda a troca do óleo aos 10 mil quilômetros, por exemplo, é possível que, quando o odômetro registra esses 10 mil quilômetros, o motor já pode ter funcionado o correspondente a 15, 17 ou até 20 mil quilômetros.
É por isso que o manual recomenda, em condições severas, que o óleo seja substituído aos cinco mil e não aos 10 mil km, porque o carro rodou cinco mil quilômetros, mas o motor trabalhou o correspondente a 10 mil quilômetros.
Então, o carro que roda sempre no trânsito urbano, tem motor considerado como trabalhar em condições severas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa tarde!
Tenho HB20S premium automatico 2016 com km 51.450 km rodado e a troca de óleo no manual é 10.000 ou 12 meses ou chegar primeiro porém hoje sou aposentado e carro fica mais parado e prazo troca de óleo venceu em Maio 2021 e rodei 1.850km nem chegou 2.000km rodando, o que devo fazer neste caso?
Obrigado aguardo retorno.
eu troco oleo da minha s10 diesel cada 25.000km quando acaba pastilha de freio, usando na fazenda e rodando cerca de 1000km por semana, nunca tive problemas.. esse papinho de troca de oleo na data/km correta é papo furado.. todo oleo de motor tem uma margem de seguranca, 10.000km no minimo aguenta 15.000km, pedem pra trocar com 10 pela margem..
Certíssimo!
Puro papo furado, as fábricas não sabem de nada…
Coitado de quem comprar um carro seu no futuro.
Boris, os óleos lubrificantes, assim como todos os componentes mecânicos de um veículo, são super dimensionados, através de cálculos matemáticos desenvolvidos por engenheiros capacitados.
Portanto discordo de sua opinião, pois mesmo em condições severas no que tange a um uso severo num ambiente urbano, seria bem difícil ser as mesmas condições de um uso severo em estradas de terra.
Não é o que está escrito nos manuais de manutenção de várias marcas. Inclusive nos BMW o hodômetro indica a hora da troca e em carros que ficam parados em congestionamentos com o motor em funcionamento a quilometragem restante até a troca vai reduzindo.
Interessante, não sabia que existia esse tipo de função! BMW é outro nível rs
Tenho a mesma função no meu 208… Quando troco o óleo, estimativa de 10.000km’s, mas como ele está rodando menos de 2.000 por ano, ele indica o momento correto pra troca. Certamente está levando em conta o tempo em que ele é ligado na garagem, ritual que faço semanalmente em caso de não utilização neste período.
Na minha opinião, esse é um item que é melhor prevenir do que remediar. Uma troca de óleo com filtro dá cerca de 150 reais, no máximo 200, e vc fará no máximo 2 vezes ao ano . Uma retifica fica em torno de 6 a 8 mil reais.