Condições severas: fique mais atento a manutenção do carro

Rodar sob condição severa exige um cuidado maior na manutenção do carro. Mas o que é isso? Provavelmente você submete o seu automóvel a ela sem saber!

Por Boris Feldman20/11/19 às 16h00

Praticamente todos os manuais alertam o proprietário do carro para um cuidado extra de manutenção. Por exemplo, redução do prazo de troca de óleos, fluidos, filtros, caso o carro seja submetido a condições severas. Mas ele não explica que bicho é esse. Teve um leitor nosso que chegou a mandar um e-mail de gozação perguntando se isso é colocar o carro para rebocar uma Scania.

E o problema é que condições severas podem ser várias. Vamos aqui três delas: o dono do carro que sai de manhã, roda poucos quilômetros e encosta o carro o dia inteiro, liga de noite, volta alguns poucos quilômetros pra casa e desliga o motor; o outro, que passa quase o tempo todo congestionado, com o motor ligado e o carro em ponto morto, e o outro que só anda em regiões com muito pó de mineração ou com muita poeira de estrada de terra. Então, é preciso ficar muito atento com a manutenção automotiva quando se roda nessas condições.

condições severas
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Thiago BF 25 de novembro de 2019

    Dúvida: meu carro é 1.0 e com relações de marchas curtas. Em rodovias a 120 kmh o motor chega a mais de 4 mil giros. É prejudicial ao motor andar constantemente em altas rotações?

  • Avatar
    Mario 20 de novembro de 2019

    Caro Boris.
    Tenho um Fox 2017 e no manual dá exemplos de condições severas como você exemplificou e ainda, ar condicionado o tempo todo, percursos pequenos e etc. Como minha utilização se enquadra nas condições expostas, faço a manutenção de acordo com os prazos estipulados pela montadora (óleo e filtro a cada 5.000 km ou seis meses). Possuo também um KA 2015 e o manual detalha as condições severas. Um abraço.

Avatar
Deixe um comentário