Quando o airbag e o ABS não funcionam

Airbags e ABS foram implementados para dar mais segurança aos ocupantes do carro. Mas, há situações que eles não irão funcionar

Por BORIS FELDMAN29/05/18 às 21h30

Tanto o airbag, quanto o ABS, são tecnologias que aumentam a segurança nos automóveis. Pena que não há campanhas para mostrar como eles funcionam e a importância desses itens para aumentar a possibilidade de sobrevivência dos ocupantes dos carros.

[TRANSCRIÇÃO]

Apesar de obrigatórios, ABS e airbag são dois ilustres desconhecidos. Pois, nem governo, nem seus fabricantes se preocuparam  realizar uma campanha de esclarecimento do seu funcionamento. O motorista sabe que airbag é uma bolsa que se infla no momento de um impacto frontal para protegê-lo e ao passageiro que vai do seu lado. Porém, reclama que as bolsas não se abriram quando o carro saiu da estrada e capotou lateralmente. E, não se abriram porque se o carro não tiver airbags laterais, que não são obrigatórios, os frontais jamais vão se abrir em um impacto lateral.

Outro motorista reclama do ABS: por que ele não funcionou quando meu carro escorregou numa curva e até saiu do asfalto? Simples, porque o ABS evita das rodas deslizarem quando o motorista pisa no freio. Para evitar dele escorregar numa curva, tem que trocar as letrinhas de ABS para ESC, que é o sistema eletrônico de estabilidade.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário