Botão de recirculação do ar-condicionado: o que ele faz?
Muitas pessoas usam o ar-condicionado do seus carros, mas não sabem qual a verdadeira função do botão de recirculação - e eu explico aqui!
Muitas pessoas usam o ar-condicionado do seus carros, mas não sabem qual a verdadeira função do botão de recirculação - e eu explico aqui!
“O que é tecla de recirculação do meu aparelho de ar-condicionado?”, pergunta um leitor do AutoPapo, que diz não tê-la encontrado em seu carro. Pois então procure-a de novo: ela tem uma seta em forma de circulo e, acionada, evita a troca de ar externo com o interno do carro. E o que isso quer dizer?
Ele tem duas funções, a primeira: quando você encontra o carro muito quente internamente, acione o ar-condicionado e a tecla de recirculação para acelerar a baixa da temperatura.
Em segundo lugar, se você estiver num trecho com muita poeira, com o ar muito contaminado, aperte essa tecla para evitar que a poeira entre no carro. Não deixe, jamais, a tecla de recirculação apertada por muito tempo, pois os gases expirados pelos passageiros, sem renovação, podem até matá-los.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quando vc percebe que vai passar num trecho com muita fumaça é uma boa acionar esse botão ele impede que a fumaça de fora contamine o ambiente interno do carro, ultrapassar um caminhão velho que joga muita fumaça também pode ser usado.
Isso é bizarro, já que o ar condicionado tem filtro antipoluição.
O problema é o gás metano. Este é o gás da flatulência, o famoso peido. Altamente inflável e provoca o efeito estufa. Só uso esta tecla somente e estritamente o necessário. Não brinquem com o peido.
Boom dia!!! O meu carro é uma strada 2018 e ele só tem o botão que mexe para esquerda ,,,(nesse caso puxando o ar de fora) e mexendo para a direita ( onde fica circulação interna), por falta de conhecimento sempre deixo o botão apertado para direita ( recirculação) ,,,, pergunto: então o correto é deixar puxado para a esquerda? Puxar para a direita somente em caso de muito quente ou lugares muito empueirado,?
Eu deixo sempre direto.
Acho que fica mais forte agora com essa dica vou desligar sempre.
No meu carro, se acionou a recirculação, ela fica por um tempo e desativa sozinha, justamente para renovar a qualidade do ar condicionado interno…
Pessoal, tem uma dica muito eficaz e simples de fazer, com o vidro do motorista aberto, vá para o lado do passageiro e abra e feche a porta com força, faça duas vezes isso, pronto todo o ar quente do carro sai rapidinho, funciona podem fazer.
Não seria mais fácil abrir o vidro do passageiro e fazer o movimento de abre e fecha no lado do motorista?
????
Pessoal ..por favor , carro estacionado e Alta temperatura,faz com que se manifeste todos os fluidos possível do polietileno e petróleo que o veículo compõe no seu interior,, o mais seguro é abrir todas as janelas e com o ar ligado esperar pra que esses fluidos venham se dissipar …sem contar com outros fluidos que se manifesta acima de 20 graus
Acho muito bom as dicas por vcs postadas.é de grande utilidade.
Muita besteira! Quando se entra no carro quente estacionado, o ar dentro é mais quente que o ar de fora, então usar a recirculação nesse caso na verdade faz o carro demorar mais para esfriar. O ideal é ligar o ar condicionado com as janelas abertas inicialmente, para expelir o excesso de ar quente, e só depois, se quiser, ligar a recirculação.
Todo mundo sabe de tudo, o que custa tentar seguir a regra, usar o recircular só nos casos citados, ou seja, potencializar o ar e não puxar o ar de fora em situação em que o ar está ruim (escapamento de outro carro, poeira, mau cheiro…). Parece lógico que sempre ficar recirculando o ar num espaço tão pequeno não é uma escolha saudável. Mas cada um sabe da sua vida…
O manual do meu carro além de orientação de usar o ar no modo recirculação só nesse momentos de poeira e odor desagradável, também diz que pode danificar o sistema do ar. Isso está no manual!
Verdade meu amor
Besteira,tanto no uso urbano, quanto em viagens longas, dificilmente não se abre os vidros , para espirrar, tossir, arrotar ou dar um peidinho.
Rodar com essa tecla acionada, permite entrada de gases de escapamento, além de diminuir a eficiência do resfriamento do interior do veículo.
Só ando com essa porra ligada há 20 anos kkkk
Eu também eainda estou vivo!!!
Então escapei por sorte, pois só ando com esse botão acionado o tempo todo. Dirijo a 4 anos
Mesmo sendo o ar de dentro do carro ele passa por um filtro,não tem problema deixar está tecla acionada, o Split não tem troca de ar e é instalado em hospitais e não tem troca de ar.
Obrigada Ju, já estava apavorada. Boa explicação.
Mas o carro em movimento fica com portas e vidros completamente fechados e se está cheio de passageiros e num espaço tão pequeno pior ainda,não é óbvio? bem diferente de um quarto de hospital e onde tem porta abrindo e fechando, fico com a dica do especialista
Me desculpe, mas o filtro não é pra retirar o CO2 e sim as partículas suspensas no ambiente interno, com o carro cheio de ocupantes, haverá um consumo maior do oxigênio e pode ser fatal durante longo período sem recirculação, e não só nos hospitais como qualquer ambiente público tem que haver renovação de ar através de outro ponto, não exatamente pelo aparelho (split), assim diz a portaria 3.523/1998 lei PMOC.
Eu tive problemas de sono quando em longas viagens, está opção de recirculação estava o tempo todo ativada. Quando passei a usar corretamente esta opção acabou o meu sono durante viagens. Isto ocorreu devido a grande quantidade de CO2 que fica dentro do carro (E no manual do proprietário de todo veículo tem essa observação)
Fe vez em quando, pode-se baixaro vidro e subir novamente.