Saiba mais sobre o sistema Start Stop

Por BORIS FELDMAN01/05/18 às 09h20

O sistema Start Stop gera economia para o automóvel e dúvidas para alguns ouvintes do Auto Papo. E se há dúvidas, o Boris Responde.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das novidades que a eletrônica trouxe para o automóvel é o sistema Start Stop. O que vem a ser? Quando o carro pára em um sinal vermelho, em um congestionamento ele automaticamente desliga o motor e, também, automaticamente o liga quando o motorista dá sinal de que vai arrancar. Qual é a vantagem? Redução de consumo e de emissões, principalmente do trânsito urbano.

O que muitos motoristas se questionam é: esse Start Stop exige muito da bateria? Em algumas situações ela tem que virar o motor de arranque várias vezes em alguns minutos. Então, se ela estiver fraca, o Start Stop é o tiro de misericórdia. Mas não é por aí.O Start Stop tem um sistema de inteligência que o impede de atuar se perceber que a carga da bateria está baixa. Ou não aciona o motor de volta se tiver uma porta aberta, ou o contrário, aciona o motor mesmo com o carro parado se com o ar ligado subir muito a temperatura interna do automóvel.

sistema Start Stop gera economia para o automóvel
(BMW/Divulgação)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Claudio 4 de maio de 2018

    Deixei de comprar o Cruze por não ter o botão do Star/Stop.

  • Ary Rocha Filho 1 de maio de 2018

    HÁ 2 DEFEITOS GRAVES NO SISTEMA STARTSTOP EM ALGUNS MODELOS NACIONAIS.ALGUNS VEÍCULOS NÃO POSSUEM BOTÃO PRA DESLIGAR A FUNÇÃO E OUTROS VEÍCULOS DESLIGAM O AR CONDICIONADO.BORIS COMENTE AÍ COMO CADA MONTADORA RESOLVEU JOGAR ESSA BOMBA NO COLO DO CONSUMIDOR.ABRAÇO.

  • Ricardo David 1 de maio de 2018

    Tenho um mais desligo, me falaram que o motor se partida vai danificar mais rápido. Procede?

Deixe um comentário