Conheça o Sistema Eletrônico de Estabilidade, ou ESC

O botãozinho "ESC" do seu carro pode salvar a sua vida

Por BORIS FELDMAN12/05/18 às 10h00

O ESC é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos. Mas, os carros modernos oferecem tantos dispositivos eletrônicos que muitos motoristas não fazem nem ideia do que são e como funcionam. E o ESC é um deles: estas três letrinhas significam (iniciais em inglês) “Sistema Eletrônico de Estabilidade”.

esc Sistema Eletrônico de Estabilidade

Como funciona? Se você entrar em uma curva pisando no acelerador mais do que devia, o carro tende a “rabear”: a derrapar lateralmente para o lado de fora da curva. O ESC tem sensores que percebem essa tendência e evitam a derrapada, trazendo o carro de volta para a trajetória correta. Você pode pensar que não precisa dele pois se considera um motorista cuidadoso e jamais entrou acelerando mais do que deveria numa curva. Entretanto, não tem jeito de evitar um obstáculo repentino na reta. Um carro ou um cachorro cruzando a pista, por exemplo. A reação do motorista é dar um golpe no volante e a tendência do carro é exatamente a mesma: derrapar lateralmente e até dar um “cavalo de pau” no asfalto. Ou sair da pista e ir parar no acostamento, no barranco ou no abismo.

O ESC atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem. Entretanto, tudo tem limite. Se o motorista exagerar em uma curva e entrar em velocidade muito superior à que permite as leis da física, controle de estabilidade nenhum dá conta de segurar o carro.

O Sistema Eletrônico de Estabilidade já é obrigatório em vários países, mas só agora o governo do Brasil se lembrou de exigi-lo em nossos automóveis, com prazo de cinco anos. Até lá, ao comprar um carro novo, dê preferência aos modelos que já dispõem deste sistema.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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