Controle de estabilidade (ESP): o que é e como funciona?
O botãozinho "ESP ou ESC" do seu carro pode salvar a sua vida, pois vai ativar o sistema de controle eletrônico de estabilidade
O botãozinho "ESP ou ESC" do seu carro pode salvar a sua vida, pois vai ativar o sistema de controle eletrônico de estabilidade
O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança.
Mas os carros modernos oferecem tantos dispositivos eletrônicos que muitos motoristas não fazem nem ideia do que são e como funcionam. E o controle de estabilidade é um deles.
ESP é sigla para Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade). Também é conhecido como ESC (em inglês Electronic Stability Control ou Controle Eletrônico de Estabilidade) ou até mesmo DSC (Dynamic Stability Control ou Controle Dinâmico de Estabilidade)
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O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.
Se você entrar em uma curva pisando no acelerador mais do que devia, o carro tende a “rabear”: a derrapar lateralmente para o lado de fora da curva. O controle de estabilidade tem sensores que percebem essa tendência e evitam a derrapada, trazendo o carro de volta para a trajetória correta.
Você pode pensar que não precisa dele pois se considera um motorista cuidadoso e jamais entrou acelerando mais do que deveria numa curva. Entretanto, não tem jeito de evitar um obstáculo repentino na reta. Um carro ou um cachorro cruzando a pista, por exemplo.
A reação do motorista é dar um golpe no volante e a tendência do carro é exatamente a mesma: derrapar lateralmente e até dar um “cavalo de pau” no asfalto. Ou sair da pista e ir parar no acostamento, no barranco ou no abismo.
No carro, o controle de estabilidade pode ser desativado por meio de um botão no painel (exemplo na foto abaixo)
Entretanto, tudo tem limite. Se o motorista exagerar em uma curva e entrar em velocidade muito superior à que permite as leis da física, controle de estabilidade nenhum dá conta de segurar o carro.
O ESP já é obrigatório em vários países, mas só agora o governo do Brasil se lembrou de exigi-lo em nossos automóveis. Até lá, ao comprar um carro novo, dê preferência aos modelos que já dispõem deste sistema.
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