Solução para autonomia do carro elétrico está pronta há um século

Combinação entre unidade estacionária e motor elétrico é a solução para não ficar na estrada com carro a bateria

carregadores de carros elétricos mão de pessoa plugando um carregador em carro elétrico ou híbrido plug in branco. autonomia carro elétrico
Diferentes padrões de autonomia do carro elétrico podem confundir e muito o consumidor. (Foto: Freepik )
Por Boris Feldman
Publicado em 16/05/2025 às 07h00

Um dos principais problemas do carro elétrico é a sua autonomia, ou seja, quantos quilômetros de alcance ele tem com apenas uma recarga de bateria. E a grande questão é que as respostas para esse dilema são desencontradas.

VEJA TAMBÉM:

Primeiro porque existem dois padrões diferentes na Europa, outro nos Estados Unidos e outro do Inmetro no Brasil. Então, quando a fábrica fala 500 km, na verdade pode ser só 350 km.

Além disso, os próprios 350 km são reduzidos quando você liga o ar-condicionado ou está conduzindo em um local de topografia muito complicada ou até mesmo em temperaturas muito altas ou muito baixas e vai por aí. Por isso, alguns elétricos já estão oferecendo o que se chama de Extended Range ou autonomia estendida.

Esse sistema funciona com um simples motorzinho a combustão, normalmente a gasolina, de consumo baixíssimo que aciona um gerador de energia elétrica que carrega as baterias. Dessa forma, o carro continua rodando eletricamente enquanto for abastecido com gasolina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Éder Souza dos Santos 17 de maio de 2025

A verdadeira solução para a autonomia dos carros elétricos está a caminho: As novas tecnologias de baterias.
Ter 200 km de autonomia era um sonho que virou realidade.
Depois o sonho era ter 400 km de autonomia, e que tbm virou realidade.
Hoje há carros elétricos com mais de 600 km de autonomia.
Nos próximos anos veremos vários modelos com mais de 1 mil km de autonomia.
Quando isso se popularizar, o problema da autonomia dos carros elétricos será resolvido.

Avatar
Santiago 16 de maio de 2025

Sim! O carro elétrico com “extensor de autonomia”, a salvação do mercado de veículos elétricos.
Esta fabulosa “novidade” agora apresentada pelo mercado tem um nome mais singelo e já conhecido: HIBRIDO!!!
Sim, ele mesmo, tão ignorado no início da atual moda da eletrificação. Agora é finalmente tirado da prateleira pelas demais montadoras mundias, já que a sábia Toyota o adota desde o início da “onda”.
Claro que o mercado tinha de lhe estanpar um rótulo mais imponente e chamarivo, a fim de escalar os preços acima do bom senso: Agora os Hibridos serão conhecidos como “elétricos com extensor de autonomia”.
Quanto à denominação “hibrido” por sua vez, ela já vem sendo usurpada para vender certos carros a combustão com um motorzinho de batedeira acoplado ao bloco do motor. O tal do “hibrido leve”, mas que algumas montadoras cara-de-pau já vendem aos berros como “hibridos” mesmo.
Este é o atual mercado automobilístico desde a modinha-suv em 2020, vendendo veículos superfaturados por meias-verdades e até mesmo por mentiras deslavadas

Avatar
Roberto 16 de maio de 2025

Tenho curiosidade.
Como ficaria a autonomia de um carro 100% elétrico, se ele carregar um pequeno grupo gerador, com capacidade de uns 15 kW ou mais, para ir alimentando a bateria do carro durante o uso do carro?
Por exemplo: Como ficaria uma pick up 100% elétrica se eu carregasse na caçamba um grupo gerador para alimentar a demanda de energia durante uma viagem?
De quanto teria de ser a capacidade desse grupo gerador para dobrar a autonomia, tipo para uns 700 km?

Avatar
Deixe um comentário