Start-stop: posso usar a bateria comum?
Uma das reclamações envolvendo o sistema que promete economizar combustível é o alto custo das baterias especiais para ele
Uma das reclamações envolvendo o sistema que promete economizar combustível é o alto custo das baterias especiais para ele
Quanto mais moderno o automóvel, mais carregado de equipamentos elétricos e eletrônicos ele é. E com isso, uma amperagem cada vez maior foi exigida da bateria com o passar do tempo.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, hoje, elas se tornaram ainda mais sofisticadas e controladas eletronicamente. Os automóveis dos tempos atuais, principalmente aqueles que têm o sistema start-stop, já exigem baterias chamadas AGM ou EFB e que custam cerca do dobro das baterias normais.
E quando a bateria original pifa, o que acontece se colocar uma outra que não seja do tipo AGM? Funcionar o carro vai, mas em condições precárias.
Além disso, o pior é que o sistema eletrônico vai percebendo a incapacidade da bateria e começa automaticamente a desligar equipamentos para poupá-la. E de repente o automóvel fica sem o ar condicionado, sem o equipamento de som e por aí vai.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Temos um HB 20X Diamond com o sistema, a economia gerada pelo anda e para nas pistas cada vez mais atravancadas, independente do horário do dia, faz baita diferença no bolso ao final do mês.
Pena não ter o recurso Auto Hold, porque ter que ficar segurando no freio, convenhamos, é um saco!
Nunca usei, não usarei e botei bateria comum mesmo e o carango tá ótimo.
Ao MEU ver, a economia de combustível do Start/Stop é tão ínfima que creio não valer a pena manter esse sistema ligado, fora o desgaste das demais peças, como motor de partida. Pode ser que esteja enganado, mas é a minha percepção.
Mesma percepção minha…ato contínuo, ligo o carro e desligo o start stop (já que, infelizmente, não posso desligar definitivamente de forma “normal”).