Aumento do percentual de biodiesel ao derivado do petróleo atende ao interesse dos produtores, mas traz consequências graves aos usuários
Se o seu veículo é um ônibus, caminhão ou uma van, o motor será mesmo diesel, não há outra opção. Entretanto, se o seu carro é um SUV ou um Jeep e existe a opção a gasolina ou flex, a história é diferente.
VEJA TAMBÉM:
Eu pensaria duas vezes antes de enfrentar um SUV diesel hoje no Brasil. Isso porque o governo, forçado pelos produtores de biocombustíveis, concordou em aumentar o teor de biodiesel hoje em 14%, para até 20% em 2030.
Atualmente, o B14 já provoca problemas, como o entupimento de filtros, bombas e válvulas, além do travamento do motor. Quando o teor subir para 20% esses defeitos serão piores. É claro que os produtores de biodiesel defendem a ideia, pois querem faturar cada vez mais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
É horrível lutamos pra ter um carro a diesel e agora essa safadeza! Tenho uma caminhonete e gosto do carro mas infelizmente os nossos governantes não estão nem ae pro bolso do consumidor…temos msm é q fazer remap nos nossos veículos
Boris
O combustível Diesel sempre foi um problema, quando se diz combustível limpo .
Mas, são os motores movido a diesel que alavancam e sustentam o País inteiro.
Não gosto de radicalização, acredito que não funciona.
Mas se melhorarmos o Diesel e fazer com que ele polua menos .
Este pode ser o caminho .
Realmente essa questão está complicada, e parece que o governo não está nem aí para o consumidor que vai ficar com o prejuízo absurdo que essa mistura causa aos motores.
Tem uma solução que ajuda a minimizar o problema e alongar a vida do sistema de alimentação e injeção e do motor, que é usar um produto específico para o tratamento do diesel colocado junto no tanque numa medida específica de tempos em tempos.
Um dos mais indicados é o Actoil A550 que elimina a umidade e oxidação, limpando tudo, desde o próprio tanque.
Obs: não sou especialista, apenas consegui essas informações pesquisando para usar no meu Compass diesel.
Ainda estou medindo o resultado, mas existem pessoas que já usam a mais tempo e aprovam .
Aí com certeza existe umas mentiras dentro de outras. Alguns querendo enganar o outros para tirar vantagem. O final comprovado é que o biodiesel que está chegando está dando muitos prejuízos aos motores diesel. Então precisa investigar todos. Desde os postos,transportadora, refinaria, Petrobras, e produtores, além das pessoas que estão aprovando isso baseado em que documentos, laudos e especificações do combustível..
O argumento oficial é a redução nas emissões de carbono. Mas a que custo??? E no final, será que reduz mesmo???
Ao fazer os motores diesel pipocarem, o efeito de tal mistura acaba sendo exatamente o contrario: aumento nas emissões de carbono. Ou ainda “redução”, se considerarmos que os veículos diesel ficam sem rodar enquanto estão parados nas oficinas – com incalculável prejuízo para os transportes, no caso dos caminhões e ônibus.
Sabemos o quão forte e influente é o lobby político do agronegócio lá em Brasília. Ainda mais nestes tempos de árduos e tensos acordos entre os poderes Legislativo e Executivo, a condicionar e/ou garantir a governabilidade do País.
Assim, não surpreende a subida tão galopante da porcentagem de biodiesel na mistura. Para a satisfação de alguns, e o perrengue de muitos.
É falsa a informação que a principal motivação do governo nesta questão é ajudar os produtores rurais.
E desde quando governo no Brasil faz algo para benefício da população? Só tras benefício para amigos, empresários amigos, para eles próprios e por ai vai.