Os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024: preços e análises
Categoria de veículo mais desejada dos brasileiros rompe o ano com todos os modelos tabelados acima dos R$ 100 mil
Categoria de veículo mais desejada dos brasileiros rompe o ano com todos os modelos tabelados acima dos R$ 100 mil
O Brasil e o mundo respiram os utilitários esportivos. Mais da metade das vendas de veículos de passeio 0 km do país são de SUVs, mas os preços destes modelos estão longe de serem os SUVs mais baratos do Brasil em 2024. Não existe mais crossover abaixo dos R$ 100 mil para contar história.
Nesta relação dos 10 SUVs mais baratos de 2024 você vai ler que a Stellantis domina as primeiras posições. Vai ver também que o exemplar mais em conta custa R$ 104 mil. Bom ressaltar que consideramos as versões de entrada de cada modelo, entre todas as categorias e tamanhos de utilitários esportivos
VEJA TAMBÉM:
Os preços não incluem opcionais (em alguns casos, nem pintura metálica). Os valores foram apurados na primeira semana de janeiro de 2024 com base nas tabelas das montadoras válidas para todo o território nacional, exceto a Zona Franca de Manaus.
O primeiro crossover compacto da Fiat passou dos R$ 100 mil, mas continua o SUV mais barato do Brasil em 2024. Quem garante esse posto é a versão Drive com motor 1.3 Firefly aspirado e câmbio manual. Apesar de ser a opção de entrada, agrada pelo desempenho e eficiência.
O Pulse também proporciona boa dose de conforto, mas não se anime com espaço, pois não nega ser um crossover baseado no Argo. Isso fica evidente no vão para os passageiros e no porta-malas de 370 litros (isso na medição com líquido, e não com blocos…).
Entre os equipamentos, o Pulse Drive é vendido com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar automático, multimídia com display de 8,4” e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, controle de cruzeiro e chave tipo canivete com telecomando das portas.
O C4 Cactus se garante na segunda posição dos SUVs mais baratos do Brasil em 2024 graças ao modelo de compra online, que deixou a versão Live por R$ 106.990. Desta forma, fica R$ 5 mil abaixo do “preço de tabela”, apesar de diferentes revendas consultadas em São Paulo oferecerem o crossover com o mesmo desconto do e-commerce…
Entre os equipamentos, o Cactus Live é vendido com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, multimídia com tela de 10” com conexão com smartphone sem fio, ar-condicionado e painel de instrumentos digital. No mais, o crossover compacto usa o mesmo conjunto mecânico do Peugeot 2008, seu companheiro de plataforma e fábrica em Porto Real (RJ).
O novo C3 Aircross acabou de chegar e fecha o pódio dos SUVs mais baratos de 2024. De quebra, pode ainda se gabar do posto de utilitário esportivo mais acessível do Brasil com motor turbo, já que toda a linha é equipada com o 1.0 GSE de origem Fiat, que gera até 130 cv de potência – mesmo conjunto das versões mais caras do Pulse.
Importante frisar que o preço de R$ 109.990 do C3 Aircross inicial é válido para compras pelo site da Citroën. Mesmo assim, nos passamos por clientes e telefonamos para algumas lojas da marca francesa em São Paulo e no Rio e os vendedores dizem que fazem o mesmo valor se você for pechinchar pessoalmente – o preço oficial é R$ 112.990.
A versão mais básica do novo Citroën – que tem variantes de 7 lugares – é equipada com central multimídia com tela de 10″ e conexão sem fio com smartphones. Ar-condicionado, três tomadas USB, monitoramento de pressão dos pneus, luzes de iluminação diurna com LEDs, rodas de liga leve com aros de 16″, vidros elétricos com função “um-toque” nas quatro portas completam a lista.
No ano passado, a Peugeot lembrou do seu modelo com pinta de perua bombada, que ainda figura bonito entre os SUVs mais baratos do Brasil às vésperas de ganhar nova geração. O 2008 Allure, o mais em conta, passou a agregar faróis com DRL de LEDs, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 7” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
O motor de mais este crossover da Stellantis é o velho 1.6 16V aspirado dos tempos de PSA, com transmissão automática de seis marchas e opções de mudanças sequenciais – o conjunto defasado faz o modelo perder no desempate para o Aircross, seu companheiro de fábrica em Porto Real (RJ). A lista de itens de série inclui ainda quatro airbags, câmera de ré e o conceito de i-Cockpit.
O SUV compacto da Nissan quebra a supremacia Stellantis e é o quinto mais barato do Brasil em 2024. Quem garante a posição é a configuração Active, que passou a ser a mais acessível da linha com o fim da Sense manual. Reestilizado há dois anos, o Kicks continua com o motor 1.6 16V aspirado aliado ao câmbio automático CVT.
Além do rodar que privilegia o conforto, o Kicks tem um dos custos de revisões mais em conta do segmento de compactos. Na lista de itens de série, o modelo recebe seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, trio e direção elétrica. Mas não vem nem com central multimídia nesta opção mais barata.
O velho Creta se mantém na ativa, mesmo após a chegada da nova (e controversa) geração, em 2021. A configuração única Action se segura na tabela de preços para ter lugar entre os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024.
É o único modelo da Hyundai no país a manter o motor 1.6 16V Gamma aspirado. Equipado com caixa automática, o Creta veterano oferece mais do mesmo: controles de estabilidade, tração e subidas, chave com telecomando das portas, monitoramento dos pneus, ar-condicionado e trio elétrico.
O som é simples e não há mais que os dois airbags frontais obrigatórios. Assim como o Duster, compensa com o espaço interno maior que o da média geral da categoria. Se quiser o Creta novo, aí é preciso desembolsar quase R$ 20 mil a mais.
O Duster Intense permanece o mais em conta da linha do jipão da Renault, enquanto a linha 2024 remodelada não chega – mais cara e com sobrenome Plus. A opção é a única com câmbio manual do SUV que já teve custo/benefício melhor, mas ainda se vale do espaço interno acima da média dos compactos.
O motor é o 1.6 16V SCe e a lista de equipamentos inclui controles de estabilidade, de tração, assistente de subidas, câmera e sensores de ré, multimídia com conexão sem fio Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, trio elétrico e start stop. Destaque para as hastes de sustentação do capô, com amortecimento.
A Caoa Chery criou esta versão do Tiggo 5x semanas antes de o governo anunciar bônus para compra de veículos 0 km dentro do teto de R$ 120 mil, lá em junho. Só que a marca sino-brasileira manteve o valor da opção Sport para ser o modelo – e SUV da marca – mais barato do país em 2024.
O crossover chama a atenção pelo custo benefício. Tudo bem que perdeu o teto solar panorâmico, os faróis de LED e o carregador de celular por indução, além das rodas aro 18, em relação à versão logo acima.
Mas fica ligado no restante do recheio: seis airbags, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, câmera e sensor de ré, Isofix, regulagem de altura dos faróis, monitoramento dos pneus, auto hold, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente, chave presencial, banco do motorista elétrico, revestimento de couro, central multimídia e partida remota do motor.
Esta versão de entrada do Fastback também apareceu no embalo dos incentivos governamentais, assim como o Tiggo 5x. Porém, ficou um pouco mais salgada após o programa federal, mas, mesmo assim, sem mantém entre os SUVS mais baratos do Brasil. A opção básica do SUV-cupê sem sobrenome usa o motor turbo da família GSE.
Entre os equipamentos, o Fastback recebe quatro airbags, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, central multimídia com tela de 8,4” e conexão sem fio de smartphones, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e rodas de liga leve de 17 polegadas.
O T-Cross Sense reapareceu em 2022, com o sobrenome que batizava a versão PcD, e continua sendo o SUV mais barato da VW em 2024. Detalhe é que, apesar do porte robusto e do espaço maior na cabine, o T-Cross fica abaixo do Nivus (mais de R$ 130 mil) no portfólio da marca alemã.
O que significa também que tem menos equipamentos que o irmão “acupezado”. Controles de estabilidade e tração, seis airbags, assistente de subidas, ar, direção elétrica, trio, start/stop e sensor de luminosidade estão entre os itens de série. Não tem mais a central multimídia APP Connect, com tela de 8”. Ele fecha a lista dos 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Parabéns para quem ainda tem carro, parabéns aos brasileiros ricos! Parabéns dobrados para os incautos que compram carro 0-km. Larguei mão dessa vida; sinto falta do conforto? Óbvio que sim. Mas meu dinheiro não dá em árvore.
8 crossover e talvez 2 suv. Lista fajuta, não?
Feliz ano novo.Faltou o nivos que esta por 119,990,00 e a Tracker 1,0 turbo por 119,070
Faltou o nivos que esta por 119,990,00 e a Tracker 1,0 turbo por 119,070