Estes carros são dependentes das ajudas eletrônicas

SUVs são modelos com centro de gravidade alto e, por isso, sua estabilidade é prejudicada, mas controle de estabilidade garante a segurança

Ilustracao da tecnologia vsa e assistente de estabilidade e tracao do honda hrv 2021
Até os SUVs estão melhores (Foto: Honda | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/01/2025 às 07h00

Apesar de toda essa euforia em relação ao SUVs, quem conhece automóvel sabe que eles são mais perigosos que uma perua, que um sedã, que um hatch. Por quê?

VEJA TAMBÉM:

Porque o seu centro de gravidade é mais elevado, o que o torna mais propenso a tombar numa curva ou numa manobra de emergência.

Mas os SUVs não oferecem perigo desde que chegaram os dispositivos eletrônicos de estabilidade, de frenagem, que os deixaram estáveis, porém dependentes dessa eletrônica.

Mas quando se lançou o primeiro SUV produzido no Brasil, o Ford EcoSport, a fábrica ficou preocupada com sua estabilidade, pois ainda não existiam aqui esses dispositivos eletrônicos e tascou no para-sol uma baita etiqueta alertando para o perigo de se rodar em altas velocidades.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário