Tanque baixo queima a bomba?

Por BORIS FELDMAN25/04/18 às 21h00

Existem várias lendas no mundo automotivo como a que rodar com o tanque baixo queima a bomba de combustível. Será que essa é verdadeira?

[TRANSCRIÇÃO]

Essa internet é uma insuperável fonte de informações falsas, erradas, quanto mais a gente contesta e explica que não é bem assim, mais a internet dá uma volta e aparece dois, três, seis meses depois com o mesmo alerta falso, que preocupa todo mundo. No setor do automóvel é uma atrás da outra.

Tá de novo circulando a informação de que você não deve, não pode andar com seu tanque vazio, quase acabando, abaixo de um quarto de sua capacidade, porque a bomba de combustível não vai ter nem gasolina ou etanol em volta e aí ela deixa de ser refrigerada e queima. Besteira, conversa pra boi dormir! A refrigeração da bomba é interna, é o combustível que ela puxa, passa em seu interior e não deixa a esquentar, nem queimar.

Se tem ou não tem combustível em volta dela externamente, tanto faz, não muda nada. O único cuidado que se deve tomar é não deixar o combustível chega lá embaixo e a bomba puxar as últimas gotas, porque virá junto aquela sujeirinha que vai se acumulando no fundo do tanque e que acaba entupindo o filtro e a bomba deixa de funcionar.

rodar com o tanque baixo queima a bomba

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Helio 26 de abril de 2018

    Bom dia. Sinto muito em discordar. No geral, bombas centrífugas são compostas por rotor (bomba propriamente dita) e motor. O líquido bombeado não entra em contato com o motor e por este motivo, a troca de calor é mínima. No caso de bombas de combustível, o motor é selado para evitar centelhamento, prejudicando ainda mais a troca de calor. A imersão no líquido bombeado minimiza o aquecimento do conjunto e prolonga a sua vida útil.

Deixe um comentário