Dirigir com o tanque quase vazio estraga a bomba de combustível?

Tá de novo circulando a informação de que você não deve rodar com o tanque de combustível quase vazio, por causa da bomba. Seria isso mais uma lenda?

Por Boris Feldman15/12/18 às 07h30

Com o preço do combustível nas alturas, muita gente roda até quase esgotar a gasolina ou etanol no tanque. O que essa atitude interfere na bomba de combustível?

[TRANSCRIÇÃO]

Essa internet é uma insuperável fonte de informações falsas, erradas. Quanto mais a gente contesta e explica que não é bem assim, mais a internet dá uma volta e aparece dois, três, seis meses depois com o mesmo alerta falso, que preocupa todo mundo. No setor do automóvel é uma atrás da outra.

Está circulando novamente a informação de que você não pode andar com seu tanque vazio, quase acabando, abaixo de um quarto de sua capacidade. Dizem que é porque a bomba de combustível não terá nem gasolina ou etanol em volta, então ela deixará de ser refrigerada e queimará. Mas, isso é besteira, é conversa pra boi dormir!

A refrigeração da bomba é interna, é o combustível que ela puxa, que passa em seu interior que não a deixa esquentar, nem queimar. Ou seja, se tem ou não tem combustível em volta dela externamente, tanto faz, não muda nada. O único cuidado que se deve tomar é não deixar o combustível chegar lá embaixo e a bomba puxar as últimas gotas. Porque, assim, virá junto aquela sujeirinha que vai se acumulando no fundo do tanque e que acaba entupindo o filtro, e a bomba deixa de funcionar.

dirigir com o tanque quase vazio
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Gutto 17 de dezembro de 2018

    No manual do Gol e do Polo novo fala pra nunca deixar menos de 1/4 de combustível, quem desenvolveu estes carros são engenheiros e eles sabem o que ocorre se deixar o tanque sempre vazio.

  • Antonio Donizeti Martins 14 de fevereiro de 2019

    Nunca concordei que “aquela sujeirinha” do fundo do tanque sai nas últimas gotas. E quando você abastece ou está com o carro em movimento, balançando, a “sujeirinha” não estaria surfando dentro do tanque para ser captada e levada até o motor ? Gostaria que alguém comentasse, pois se você balançar um balde de água com sujeira no fundo, você sabe o que acontece. Aí independe de onde está a captação, se em cima, se embaixo.

Deixe um comentário